Mutirão na Costa Norte será concluído na próxima semana




Parte do Canto do Mar já está finalizada e trabalhos devem terminar na terça-feira

O mutirão de limpeza na Costa Norte de São Sebastião está em fase final, após atender uma região extensa. Iniciado em 5 de maio pela Enseada, cerca de 40 funcionários, entre servidores da Secretaria das Administrações Regionais e também da Ecopav, prosseguiram com serviços no Jaraguá e Canto do Mar.

Estes dois bairros são considerados os mais críticos, pelo excesso de entulhos e podas, de acordo com o secretário da Seadre, Sérgio Felix. Ele lembrou que um dos maiores desafios na Costa Norte era justamente a extensão da região, o que demandaria prazo maior para conclusão dos serviços.

Com o apoio de retroescavadeiras e caminhões da Ecopav, os mutirões envolvem serviços como roçada de mato, limpeza de calçadas, desobstrução de valas, retirada de terra e entulhos, pinturas de guias e sarjetas, operação tapa-buraco em várias ruas e também manutenção geral em praças e galerias de águas pluviais, como no caso da Avenida Netuno, no Canto do Mar, onde os serviços foram concluídos faltando apenas a parte do bairro no sentido praia. Mesmo assim, na Avenida Netuno já foi realizada limpeza da galeria de águas pluviais que desemboca no mar.

Com elogios da população, os mutirões já atenderam os bairros da região central, como Topolândia, Centro, Vila Amélia, Pontal da Cruz, Morro do Abrigo e São Francisco e da Costa Norte incluindo, a Enseada, Jaraguá e Canto do Mar. Um dos trabalhos previstos pela Administração é melhorar a acessibilidade da rua Odisseu e tentar resolver o problema de inundações, uma vez que a via recebe, na maré alta, as águas do rio que faz divisa com o município de Caraguatatuba, explicou Sergio Felix. Os mutirões também acontecem, simultaneamente, nos bairros da Costa Sul.

Novos mutirões

Após a conclusão dos trabalhos na Costa Norte, a Seadre iniciará o mutirão em Barequeçaba, região central do município. Os serviços devem começar na próxima semana, pois dependem das condições do tempo para execução dos trabalhos. Também já foi definido o início de mutirão em Maresias, na Costa Sul, a partir de 6 de julho, que deverá durar cerca de 10 dias.

De acordo com o secretário da pasta, um dos objetivos principais dos mutirões é conscientizar a população a contribuir para manter a cidade limpa. Outra proposta essencial é o envolvimento da Vigilância Epidemiológica com orientações visando o combate à dengue.

Multas

A Lei nº 2321/2015, de autoria do Poder Executivo, prevê cobrança de multa para quem depositar podas e móveis nas calçadas e vias públicas do município. A multa pode chegar a R$ 1,5 mil e o infrator tem até 72 horas para adotar as medidas necessárias visando a retirada do lixo ou material depositado irregularmente. O morador deve contratar uma caçamba para colocação do material e remoção para destino correto. Com intuito de fazer valer a iniciativa, fiscais de vários setores administrativos trabalham na orientação, notificação e, quando necessário, autuação do cidadão em casos de infrações com base nesta recente lei.

Para colaborar com a manutenção da limpeza urbana, a Prefeitura lançou o Disque Denúncia: 0800-7725307 que pode ser acionado, anonimamente, pelo cidadão que presenciar o descarte irregular de lixo e entulho pela cidade. O sistema começou a funcionar em 30 de abril e se tornou mais uma ferramenta de apoio ao trabalho desenvolvido pela Seadre. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Comentários