Mutirão de limpeza tem início em Barequeçaba



Serviços de manutenção no bairro se estenderão por dez dias

A rotina dos moradores de Barequeçaba, região central de São Sebastião, foi alterada na manhã desta quarta-feira (23). Funcionários da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) e Ecopav, empresa responsável pela limpeza pública, começaram a tomar conta das ruas com serviços de roçada de mato, limpeza das vias públicas e valas que integram os mutirões promovidos pela Administração ao longo do município.

Nem mesmo o tempo instável atrapalhou o início dos trabalhos que envolverão, durante cerca de dez dias, funcionários e equipamentos como duas retroescavadeiras e quatro caminhões utilizados nos mutirões. A ação conta, também, com a equipe da Regional de Barequeçaba, que atua nos serviços gerais, desobstrução de valas, retirada de entulhos, pinturas de guias e sarjetas, além de manutenção de praças e áreas de lazer.

Segundo Sérgio Félix, secretário da Seadre, o bairro necessita de serviços básicos e também retirada de lixo e entulhos. Ele alertou que a, partir desta quinta-feira (25), o mutirão contará com ação da fiscalização ambiental para verificar possíveis irregularidades em áreas e terrenos. Nesses casos, os proprietários podem ser notificados a regularizar a situação ou até serem autuados e multados dependendo do problema constatado.

Para Elizeu Ferreira, morador na rua Genciano Felipe Bueno, que começou a ser beneficiada com o mutirão, os serviços são essenciais. “Isso nos ajuda muito, mas a população tem de colaborar. Cada um deve cuidar do que é seu, da frente de sua casa, seu terreno. Isso não é obrigação da Prefeitura”, afirmou. Essa conscientização da população para ajudar a manter a cidade limpa é uma das propostas dos mutirões, reforçou o secretário da Seadre. Félix também frisou a importância de as pessoas denunciarem irregularidades e declarou que os mutirões continuarão ao longo do município.

Disque-Denúncia

Para colaborar com a manutenção da limpeza urbana, a Prefeitura lançou o Disque Denúncia: 0800-7725307 que pode ser acionado, anonimamente, pelo cidadão que presenciar o descarte irregular de lixo e entulho pela cidade. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Comentários