Mutirão de limpeza chega a Barequeçaba nesta quarta-feira






Mutirão de limpeza chega a Barequeçaba nesta quarta-feira



Ação foi concluída na Costa Norte com desassoreamento de rio na divisa com Caraguatatuba



Conscientizar a população para ajudar a manter a cidade limpa é uma das propostas dos mutirões realizados pela Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) ao longo de todo o município de São Sebastião. Essa força-tarefa, que reúne cerca de 40 funcionários e vários equipamentos, chegará a Barequeçaba nesta quarta-feira (24), onde permanecerá por dez dias. Na terça-feira (23), foi concluído o mutirão na Costa Norte que durou cerca de dois meses. Os serviços envolveram manutenção geral e uma das maiores demandas no Canto do Mar, divisa com Caraguatatuba, com a limpeza e desassoreamento da foz do Rio Perequê-Mirim.

Os trabalhos na Costa Norte começaram em 5 de maio pela Enseada, passando pelo Jaraguá e Canto do Mar. Um dos problemas críticos é a questão da inundação na rua Odisseu, que termina na foz do Rio-Perequê-Mirim, recebendo as águas do rio em dias de fortes chuvas e maré alta devido ao lixo e vegetação que impede o escoamento das águas. A ocupação irregular na região, ao longo dos anos, fez com que as margens do rio que deveriam ter 15 metros de cada lado, desaparecessem. Há trechos em que não chega a um metro de distância separando os municípios.

Com uma retroescavadeira foi feita a retirada de materiais e entulhos da foz do rio enquanto funcionários com roçadeiras limpavam as margens já próximo às casas. Além disso, os funcionários da Seadre e Ecopav, empresa responsável pela limpeza pública, também realizaram os serviços gerais como roçada de mato, limpeza de calçadas, desobstrução de valas, retirada de terra e entulhos, pinturas de guias e sarjetas, operação tapa-buraco em várias ruas e manutenção geral em praças e galerias de águas pluviais, como no caso da Avenida Netuno, no Canto do Mar, onde os trabalhos foram concluídos.

A ação foi acompanhada pelo diretor da Regional da Costa Norte, Hiram Danese, e o chefe de Divisão, Ari da Costa. Os moradores elogiaram a iniciativa, como Armando José dos Santos e Neide Riberio Siqueira, que moram na rua Odisseu. Há seis meses no local, Neide disse que a situação da rua é crítica e inunda principalmente pelas águas do rio. “Esse trabalho é muito importante e deve continuar, mas as pessoas também têm de ajudar e não jogar lixo no rio”, disse a moradora.

Mutirões não param

O secretário da Seadre, Sérgio Felix, frisou a importância dos mutirões e também a necessidade de colaboração dos moradores para manter suas ruas e bairros limpos. Segundo ele, já existia a expectativa de demora na região por sua própria extensão e por ter pontos críticos com muito lixo e entulhos. Para se ter uma ideia, da região das Cigarras até o Canto do Mar são 49 km² e a demanda era grande. Ao mostrar a situação do rio Félix comentou: “fizemos a nossa parte” lembrando que seria importante uma ação integrada com Caraguá.

Porém, “os mutirões não vão parar e continuarão com as equipes das Regionais da Costa Sul, Centro e Costa Norte”, frisou o secretário. Nesta quarta-feira (24), os trabalhos começam em Barequeçaba e deverão se estender por cerca de dez dias. Depois seguem para a região da Topolândia. Já, com o apoio da Regional da Costa Sul, dia 6 de julho terá início o mutirão em Maresias.

Disque-Denúncia

Para colaborar com a manutenção da limpeza urbana, a Prefeitura lançou o Disque Denúncia: 0800-7725307 que pode ser acionado, anonimamente, pelo cidadão que presenciar o descarte irregular de lixo e entulho pela cidade. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Comentários