Jovens de projeto social descobrem talento para esportes náuticos







Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda: O tempo bom cooperou e proporcionou uma linda manhã aos alunos do projeto



Segundo dia de vivência no mar revela potencial em integrantes do Ação Jovem

Em botes, caiaques e em barcos à vela da Classe Dingue, a experiência de estar no mar e praticar esportes náuticos atraiu a atenção e mostrou que integrantes do Programa Ação Jovem, da unidade do Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, têm potencial para o esporte.

As atividades de vivência no mar aconteceram pelo segundo dia nesta quinta-feira (18), com mais oito Jovens do projeto mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano da Prefeitura. A exemplo da primeira turma de quarta-feira (17), o grupo também teve a oportunidade de conhecer o Projeto Ventos & Velas, da Secretaria de Esportes do município, sediado na Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores.

Manhã de sol e mar tranquilo próprio para a prática de vela e caiaque. Tudo foi perfeito para os jovens, na faixa entre 15 e 18 anos, que aproveitaram muito acompanhados pela assistente social Sebastiana Antonia de Jesus. No mar, eles foram orientados e acompanhados pelos profissionais da Secretaria de Esportes, Carlos Alberto de Jesus e Neemias Borges, que destacaram o potencial dos adolescentes.

Alex de Oliveira Secco, 17, não conhecia o projeto, mas já tinha contato com caiaque. “Gostei muito de passar pelo Farol e conhecer o lugar que é muito bonito”. Também acostumado a remar, Thiago Rodrigues Prado, 15, gostou de todas as atividades destacando que elas “ajudam na parte física e distraem a cabeça da gente”.

Entre as surpresas, José Pedro, 18, nunca tinha praticado caiaque e saiu remando com facilidade. “Eu não sabia nada e a sensação é muito boa”. Porém, se tivesse oportunidade, disse que gostaria de praticar vela. Esse também é um dos desejos de Carlos Daniel, 15, que não conhecia outras praias da cidade a não ser a Enseada onde mora. Sem saber nadar, foi acompanhado por Neemias que orientou o jovem no caiaque na parte mais rasa do mar. “É gostoso e empolgante”, disse o garoto que demonstrou vontade de aprender a velejar, mas seu sonho mesmo é ser jogador de futebol.

Para as meninas não foi diferente a primeira experiência com esportes náuticos como o caso de Mariane Martins da Silva, Jennifer Ferreira e Bruna Batista, todas com 15 anos de idade. Depois do medo de andar de bote e entrar no mar, Jennifer disse que tinha vontade de aprender caiaque e Bruna, apesar de ter adorado sua primeira experiência no caiaque, também gostaria de praticar vela. Paula Silva dos Santos, 16, gostou mais de conhecer a região passeando de bote e Moany Luíza, 17, filha de marinheira e praticante de surfe, já conhecia os demais esportes e também optou pelo caiaque.

De acordo com a assistente social, as vivências realizadas com os integrantes do Ação Jovem, da unidade do Jaraguá, que atende cerca de 50 adolescentes entre 15 e 20 anos, são fundamentais. “Essas vivências colaboram para melhor interação entre eles e os motiva mais ainda a valorizar o que temos. Esses dois dias foram sensacionais porque eles participaram das atividades quando normalmente são espectadores vendo tudo e achando que é impossível para eles”.

Para a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, cada unidade do Ação Jovem, que é um programa do Governo Federal com total apoio da Prefeitura, desenvolve várias atividades. Proporcionar aos jovens conhecer o trabalho realizado pela Administração, praticar esportes e descobrir as belezas da cidade é essencial. “É importante incentivar a participação dos jovens nessas atividades. Essa interação é fundamental e ajuda muito a tirá-los da situação de risco”.

Comentários