Dersa finaliza instalação de catracas eletrônicas







Nova tecnologia substituirá a contagem manualJorge Mesquita



Mudança na travessia São Sebastião/Ilhabela visa melhorar o controle de pedestres e trazer mais segurança

Por Thereza Felipelli

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) está em fase de finalização da instalação de catracas eletrônicas no sistema de travessia São Sebastião/Ilhabela, iniciado no final de maio.


Segundo a concessionária, o objetivo é melhorar a segurança dos usuários das travessias. Os novos equipamentos substituirão a contagem manual – que se tornará mais precisa –, aprimorando o controle do acesso de pessoas às embarcações.


A Dersa diz que isso garantirá que as embarcações não recebam passageiros em número superior à disponibilidade de equipamentos de salvamento embarcados.


Ainda de acordo com a concessionária, a instalação das catracas não trará mudanças à capacidade nominal de transporte de passageiros e/ou veículos em suas embarcações. Nenhuma nova tarifa será cobrada.


A previsão é concluir a instalação das novas catracas até o início de julho.

Marinha



Para o capitão de fragata Marcelo de Oliveira Sá, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, é imprescindível que a Marinha saiba quantos passageiros estão a bordo. "Não podemos trabalhar com média. Caso tenhamos um acidente - a balsa afundar, por exemplo -, preciso saber exatamente, não mais ou menos", comentou.


Segundo ele, hoje há um responsável pela contagem nos carros com um aparelho contador e depois outro marinheiro confirma o número na balsa.


Outro ponto que o comandante fez questão de apontar é que as pessoas reclamam muito do espaço reservado para pedestres na balsa.

"Quando transportamos carga e pedestres, temos que ter uma área para pedestres. Os carros devem estar desligados, com os freios de mão puxados, engrenados. Se a balsa dá um tranco mais forte quando atraca pode matar alguém. Imagine um carro esmagando uma criança.

Temos um histórico de pessoas que já caíram no mar", disse. "Não preciso que uma pessoa tenha morrido para fazer algo que sei que deve ser feito. Vou cumprir meu dever preservando a integridade dos cidadãos da região, é o que me cabe", complementou.

Futuro


"Defendo uma balsa de dois decks, onde os carros ficassem no nível inferior. Em cima seria um local envidraçado, mais seguro e bonito.

O prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, começou com o Aquabus na cidade, mas disse que em um segundo momento iria verificar a possibilidade de fazer a travessia de Ilhabela a São Sebastião e, quem sabe, até Caraguá. Seria um passeio aprazível, além de tudo.

Melhoraria tudo, trânsito, poluição, estresse", finalizou o comandante.

Fonte
http://www.tamoiosnews.com.br/

Comentários