Defesa Civil recolhe pinguins mortos na praia de Juquehy







Nesta quinta-feira (25), a Defesa Civil de São Sebastião recolheu e enterrou cinco pinguins-de-magalhães que estavam mortos na praia de Juquehy, na Costa Sul do município.

Algumas aves, de acordo com o chefe da equipe, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, estavam em avançado estado de putrefação e exalando mau cheiro.

Segundo ele, não houve avaliação de nenhum especialista sobre a causa da morte dos animais, os quais foram enterrados na própria praia.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, espécies menores, como cetáceos e golfinhos, são enterrados, e posteriormente todo material pode ser aproveitado para pesquisas.

Em 2015, a Defesa Civil já recolheu 27 pinguins vivos ao longo do município. Todos foram encaminhados para o aquário em Ubatuba, onde recebem tratamento adequado e, posteriormente, são devolvidos ao meio ambiente. “Este ano é a primeira vez que recolhemos pinguins mortos”, afirmou Carlão.

As aves encontradas são sul-americanas características de águas temperadas e de temperaturas entre 15 graus centígrados e abaixo de 0°.

A espécie habita as zonas costeiras da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas, migrando por vezes até ao Brasil, pelo Oceano Atlântico, ou até o Peru, no caso das populações do Oceano Pacífico.

Serviço: O telefone para acionar a Defesa Civil é o 199.

Comentários