
Fotos: Divulgação/PMSS
Com teoria e prática, alunos aprendem todas as etapas da profissão em curso de pizzaiolo do CIP
Os alunos do curso de pizzaiolo do CIP (Centro Integrado Profissionalizante) de São Sebastião tiveram uma aula prática nesta quarta-feira (10), na qual tiveram que colocar a mão na massa. Eles foram responsáveis pelo preparo de pizzas doces e salgadas, que incluiu a confecção da massa, preparo do molho e dos recheios, além de terem que assar e finalizar cada iguaria.
A proposta integra o cronograma das aulas, que inclui teoria e prática a fim de tornar os estudantes aptos, em pouco tempo, para atuarem em pizzarias da região. Além das aulas na sede da unidade, que fica na Topolândia e é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, os futuros profissionais ainda terão duas aulas em pizzarias da cidade. A ideia é que eles aprendam a manusear o forno a lenha e conheçam de perto a rotina desse campo profissional.
O professor do curso, que é certificado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Arnaldo Moraes, acompanha e orienta os alunos o tempo todo. Segundo ele, o conteúdo do curso inclui desde a origem da pizza, até alguns pequenos detalhes que podem fazer diferença na rotina do pizzaiolo. Moraes conta que há uma novidade para esta edição: o grupo também aprenderá a fazer pizza cone.
“A maioria chegar aqui sem conhecimento nenhum da área, mas se forem dedicados durante o curso, conseguem aprender e ter condições de trabalhar em qualquer pizzaria”, afirma o professor.
Rosângela Almeida, coordenadora do CIP, conta que esse curso já é bastante tradicional no centro integrado, com grande procura. Conforme explica, há sempre necessidade de profissionais nessa área e, por isso, muitos dos alunos que concluem o curso de pizzaiolo são rapidamente absorvidos pelo mercado local.
Morador da Topolândia, Henrique de Andrade de Oliveira, 20 anos, resolveu participar do curso de pizzaiolo, o primeiro na área da gastronomia que ele participa. O jovem conta que chegou a fazer um outro curso no CIP de auxiliar de logística, mas que optou por esse novo curso para ampliar as possibilidades de trabalho.
“Gosto da temática, então estou fazendo o curso para aprimorar conhecimentos e também me ajudar a conseguir um emprego”, disse Oliveira, que já se programa para fazer o curso de salgadeiro, também oferecido pela unidade.
Ao contrário dele, Célia dos Santos, 63 anos, já realizou outros cursos pelo CIP na área de gastronomia e hoje já ganha dinheiro com o que aprendeu. “Fiz o curso de geleias, patês, compotas. Sempre vale muito a pena. Hoje tenho clientes até em São Paulo, vendendo produtos que aprendi a fazer aqui”, explicou. Ela espera complementar a renda com os conhecimentos que está adquirindo no curso de pizzaiolo, assim como aplica-los em projetos sociais.
Morando há seis meses em São Sebastião, Rosangela Raatz Bruniei, 34 anos, viu no curso a oportunidade de ter mais conhecimento, fazer novos amigos e, principalmente, ter uma projeção de futuro. “Sempre sonhei em ter minha própria pizzaria. Acredito que esse curso seja o primeiro passo para eu conquistar meu negócio próprio”, finalizou.
Serviço: O CIP fica na rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia, em São Sebastião. O horário de atendimento é das 8h às 17h e o telefone de contato (12) 3892-5535.
Comentários
Postar um comentário