Ciama faz campanha para arrecadar potes de vidros‏



Foto: Munir El Hage | Arquivo PMSS

Legenda: Item importante na vida de recém nascidos, o leite materno contém proteínas, açúcar, vitaminas e a água que o bebê necessita para ser saudável



Ciama faz campanha para arrecadar potes de vidros

Utensílios, com tampas plásticas, servirão para o armazenamento de leite materno



Arrecadar vidros de café solúvel para o armazenamento de leite materno. Este é o principal objetivo de uma campanha de conscientização que o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) está fazendo na cidade. A ideia é garantir a arrecadação deste tipo de vidro para fazer a pasteurização do leite humano.

De acordo com a coordenadora do órgão, Carla Bruço, o vidro de café solúvel é o ideal para armazenar o leite materno justamente por ter tampa de plástico e quando higienizado corretamente evita a proliferação de bactérias e o desperdício do leite.

Quem estiver interessado em fazer a doação pode encaminhar os vidros – devidamente higienizados – para o Ciama, que fica dentro das dependências do Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus.

O número de doadoras de leite também diminui consideravelmente nesta época do ano em virtude do inverno, de acordo com Carla. “Como somos o único centro de aleitamento do Litoral Norte, toda doação é sempre muito benvinda e precisamos, inclusive, buscar novas doadoras”, disse.

A coordenadora explicou também que o processo para se tornar uma doadora de leite materno é simples, basta a interessada entrar em contato com o Ciama, preencher uma ficha e retirar os vidros para o armazenamento. “O próprio Centro se encarrega de uma vez por semana passar na residência das doadoras para fazer a retirada do material coletado”, observou.

Item importante na vida de recém nascidos, o leite materno contém proteínas, açúcar, vitaminas e a água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, ajuda no desenvolvimento mental, na formação da boca e alinhamento dos dentes.

Há 22 anos, o Ciama de São Sebastião desenvolve um trabalho que vai além da doação, com equipe preparada para atender as necessidades psicológicas e físicas para que as mães sintam-se seguras para participarem.

Como doar

O processo para doar é fácil. Primeiro, a doadora deve escolher um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese. Depois, deve retirar o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lavar com água e sabão, enxaguando bem. Em seguida deve colocar em uma panela o vidro e a tampa e cobrir com água, deixando ferver por 15 minutos (contando o tempo a partir do início da fervura), escorrer a água da panela e colocar o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo. A água do frasco e da tampa devem, igualmente, ser escorridos e não enxutos. O vidro poderá ser usado quando estiver totalmente seco.

A doadora deve, ainda, esterilizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano); coletar o leite nesse copo; despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.

Serviço: O Ciama em São Sebastião fica dentro do Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, na rua Antônio Pereira a Silva, 280, Topolândia, na região central da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3891-4961.

Comentários