Boiçucanga tem procissão marítima em homenagem a São Pedro



Fotos: Divulgação

Legenda: Uma das finalidades do evento é manter a tradição caiçara na região





Comunidade católica também realiza o Arraiá na Roça, na Praça da Mentira



As comemorações em homenagem a São Pedro, Padroeiro dos Pescadores, acontecem também na Costa Sul com muita animação e a tradicional Procissão Marítima marcada para este domingo (28), com saída às 11h, da Foz do Rio Boiçucanga. Organizada pela comunidade católica que frequenta a Capela Imaculada Conceição, subordinada à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localidade em Boiçucanga, a procissão dos barcos é de aproximadamente 5km e segue da foz do rio em direção ao sul até o morro entre a divisa com a praia de Cambury, onde acontecerá a Benção dos Anzóis antes de retornar ao ponto de partida.

Segundo uma das organizadoras do evento, a moradora Lavínia de Matos, as embarcações que participarão da procissão são de pescadores que moram em Boiçucanga. No entanto, como explicou, “a festa é aberta a todos os interessados que desejam participar e abrilhantar ainda mais o acontecimento”. Uma das novidades desta edição, segundo a jornalista e colaboradora Sílvia Regina do Amparo, é premiar a embarcação mais animada e enfeitada. A procissão com o andor do santo começará logo após o término da missa que ocorrerá a partir das 10h em frente ao marco dos pescadores, cuja base fica na praia.

Retomada

De acordo com moradores, há mais de 40 anos a festa era prestigiada por pessoas de todas as praias entre Barra do Una e Toque-toque Pequeno, na Costa Sul do município.

O evento lotava a praia e reunia aproximadamente 50 embarcações enfeitadas com bandeirinhas típicas de festas juninas. “Tinha barco que vinha de Santos. Era muito bonito de se ver”, lembrou o morador José Luiz Teixeira.

Segundo Lavínia, a procissão marítima foi retomada há 13 anos. Ela ficou estagnada durante algum tempo devido à falta de embarcações adequadas ao transporte das pessoas. “A maioria dos pescadores daquela época era mestre de embarcações grandes que pescava na região. Quando a festa de São Pedro se aproximava eles vinham de Santos, Bertioga e de outras praias somente para participar da procissão”, comentou.

Com o tempo, alguns pescadores se aposentaram e outros deixaram a região. “Isso fez com quem não tivesse mais barcos grandes na região, apenas canoas pequenas que dificultavam o transporte dos fiéis”, revelou Lavínia. O desinteresse pela pescaria e o surgimento de ocupações com renda fixa mensal também colaborou para a iniciativa deixar de ser realizada pela comunidade.

Arraiá na Roça

Além do evento marítimo, a organização também realiza o Arraiá na Roça com o objetivo de angariar fundos para a execução de melhorias na Capela Imaculada Conceição. Os dois acontecimentos também visam manter a tradição caiçara. A festa conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e tem atrações como sorteio de brindes, quadrilha, fogueira e barracas de comidas e bebidas típicas. A animação fica por conta do conjunto musical local “Os Manos Caiçaras”. O arraiá, que acontece desde o último dia 13 de junho, será neste sábado e domingo (27 e 28), na Praça da Mentira, em frente à Capela Imaculada Conceição, a partir das 19h.

Serviço: Mais informações pelo telefone (12) 3865-2949.

Comentários