Arraiá encerra programa do semestre do Projeto Atividade







Autoridades municipais prestigiaram a festa de encerramento das atividades que serão retomadas em agosto



Com direito a doces, salgados, bolo, pratos típicos da época e quadrilha, o Arraiá do Projeto Atividade encerrou a programação do semestre com muita animação na tarde desta segunda-feira, 29, Dia de São Pedro. O grupo que integra o projeto foi prestigiado pelos secretários municipais, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, responsável pelo programa, Roseli Trevisan Primazzi, e o prefeito Ernane Primazzi que também parabenizou as aniversariantes Josefa Xavier, que completou 67 anos, e Ana Klosta, 63.

O prefeito destacou a importância de se investir em programas para a Terceira Idade, como o Projeto Atividade, do Fundo Social, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Esporte e do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), que atende mais de 200 idosos visando oferecer melhor qualidade de vida. “Precisamos criar condições de atendimento na saúde, em atividades para essa população, que vem crescendo no Brasil. Praticar esportes é excelente para o condicionamento físico e para a vida e a participação nos jogos colabora com o intelecto. Tudo isso ajuda a evitar a depressão e melhorar a qualidade de vida”.

A presidente do Fundo Social e secretária da Setradh, Roseli Primazzi, destacou a necessidade de incentivos às atividades para os grupos da Terceira Idade lembrando, também, o Projeto Valorizando a Pessoa Idosa. “É mais saúde para todos, além da convivência social que é fundamental”. O secretário de Governo, Fabio Lopez, parabenizou os integrantes e responsáveis pelo projeto pela importância na vida das pessoas e desejou muita saúde a todos os participantes.

Chefe de Divisão Administrativa do Fundo Social, Vanda Lopes explicou que as atividades serão retomadas em 3 de agosto com as aulas de caminhada, alongamento, hidroginástica, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei adaptado, musculação, coreografia, natação e jogos de salão (xadrez, damas, dominó, etc). As atividades acontecem no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.

Resultados

Vania destacou a atuação do grupo que ficou em 4º lugar nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), entre 22 cidades participantes e conseguiu classificação para o Estadual que acontecerá em outubro, na cidade de Campinas. São Sebastião será representada nas modalidades Atletismo, Buraco, Natação (Masculino e Feminino), além de Xadrez Feminino e Malha. Além disso, A equipe foi hexacampeã este ano da 8ª edição dos Jogos do Idoso de São Sebastião (JISS) que reuniu atletas de seis cidades.

Com mais de 40 medalhas na natação e classificado para o estadual, Arlindo Teófilo, 86 anos, disse que sempre traz medalhas para a cidade e espera ganhar o ouro nos jogos estaduais. Para o corintiano fanático, participar do Projeto Atividade é se sentir vivo. “Todo mundo deve praticar esportes, de qualquer tipo. Ficar em casa sem fazer nada é esperar para morrer. Meu projeto é continuar nadando”, disse Arlindo, garantindo que hoje está “melhor do que nunca”.

Com 85 anos, Altino Alves de Oliveira, que faz caminhada e alongamento, disse que o projeto ajuda a evitar o estresse, “melhora a saúde e distrai a gente. Até parei de tomar remédios. A ginástica me ajuda muito”. Marlene Machado Viola, 78 anos, pratica alongamento e hidroginástica, além de participar há 16 anos da Faculti (Faculdade da Terceira Idade). “Me sinto muito bem. Participar do projeto é viver”.

Professor de Educação Física e coordenador do projeto há praticamente oito anos, Ricardo Rosa acompanhou a evolução de muitos integrantes. Os resultados positivos são significativos na saúde, no comportamento, na vida social e também na atuação em competições esportivas. “Hoje , eles aguardam com expectativa a chegada do JISS para participar e isso tem sido muito importante para todos”.

Comentários