Alcoolismo ainda é o maior problema de dependência atendido pelo Caps AD



Foto: Arnaldo Klakn/PMSS
Legenda: Nova unidade está funcionando na praia Deserta, região central



Alcoolismo ainda é o maior problema de dependência atendido pelo Caps AD



Do número de atendimentos feitos pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) em São Sebastião, cerca de 60% são voltados aos pacientes dependentes de álcool. Estes números servem de alerta para a população justamente no Dia Internacional de Combate às Drogas celebrado em 26 de junho.

Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o quinto país com maior número de óbitos ligados ao consumo de bebidas.

Na avaliação dos profissionais que atuam nesta área a facilidade da aquisição deste tipo de droga é o principal fator que leva o usuário a dependência. “O álcool é sem dúvida um grande problema da sociedade justamente por se tratar de uma droga lícita e encontrada facilmente em qualquer ambiente”, explicou o articulador de saúde mental, Ubirajara Nascimento.

Dentro da política pública da saúde São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte a contar com um espaço especificamente voltado para o atendimento de usuários de álcool e drogas o Caps AD.

De acordo com a coordenadora do Caps AD Gilmara Furtado Reste, atualmente a unidade conta com 75 pacientes no tratamento intensivo, ou seja, que frequentam a unidade três vezes por semana. No semi-intensivo, àqueles que vão até ao Caps semanalmente duas vezes são cerca de 120 pessoas e no tratamento denominado não intensivo são 250 pessoas que periodicamente precisam voltar à unidade para uma nova avaliação psicológica.

“Nossa maior incidência dos dependentes de álcool ainda está nos homens, porém, as mulheres sofrem mais com a doença por ser mais aguda e grave”, explicou Gilmara.

Atendimento

Desde setembro do ano passado o Caps AD está atendendo em um novo endereço na praia Deserta, região central da cidade.

A mudança foi feita com o objetivo de melhorar o atendimento e consequentemente os serviços prestados pela unidade. “A Secretaria de Saúde nos deu a oportunidade de alugar uma casa maior, com mais cômodos e oficinas para atender as turmas que também aumentaram consideravelmente”, revelou Gilmara.

A coordenadora explicou que encaminhamentos do Pronto Socorro, Programa Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e das sociedades anônimas servem como porta de entrada para os pacientes que buscam ajuda em relação a qualquer tipo de dependência química, seja por álcool ou drogas.

“Recebemos os pacientes encaminhados, mas, também contamos com um atendimento de plantão aqui na própria unidade onde todo aquele munícipe que precisar de ajuda pode nos procurar que certamente faremos o melhor por ele”, disse.

No caso do plantão de acolhimento, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira sempre das 10 às 15h. “Quem estiver precisando pode nos procurar neste horário para fazermos os encaminhamentos necessários e principalmente oferecer um primeiro atendimento acolhedor a quem vier até nós”, destacou.

Serviço: A nova sede do Caps AD fica localizada na praia Deserta, no centro de São Sebastião na rua Manoel Vitório Nardi, 33, os telefones de contato são (12) 3892-5939 ou 3892-5936 e o horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h.

Comentários