Secretaria da Educação inicia curso de formação para profissionais do Ensino Infantil







Foto: Beatriz Rego | PMSS

Legenda: Curso propõe novas bibliografias para estudo e reflexão sobre práticas de ensino



Secretaria da Educação inicia curso de formação para profissionais do Ensino Infantil

A secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) iniciou esta semana um curso de formação de Alfabetização e Letramento com todos os professores e gestores do Ensino Infantil, da rede municipal.

Segundo a diretora pedagógica da Seduc, Vivian Augusto, o curso tem como objetivo proporcionar um foco específico para a educação infantil, dos alunos entre 3 e 5 anos.

“Não queremos antecipar a alfabetização, mas sim assegurar que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Assegurando assim, que de acordo com a idade de cada estudante, sejam disponibilizados os diversos conteúdos e ferramentas existentes para seu desenvolvimento integral”, explicou.

Durante o curso são apresentadas novas bibliografias específicas para o letramento da educação infantil, com conteúdos e métodos didáticos de abordagem diferenciados. “Estamos propondo um novo modelo de estudo, reflexão e prática, onde todos juntos irão abordar a prática de ensino de forma leve, desde os primeiros anos de escolarização”, enfatizou a diretora.

A formação está sendo realizada em dois polos, na Costa Sul, e na região Central que reúne os profissionais da Costa Norte e Centro.

Para a professora Célia Gatti, da EMEI Manoel Ferreira de Mattos “Branca de Neve”, em Juquehy, a formação está sendo muito importante para os educadores, pois visa criar uma unidade no trabalho da prática diária para toda a rede municipal.

De acordo com a professora Eli Martins, da EMEI Carrossel, em Boraceia, na Costa Sul, é fundamental que estes cursos façam parte da vida profissional de todos os envolvidos com educação. “Alguns professores são novos no ensino infantil, a vivência e troca de conhecimentos que estes encontros proporcionam é essencial para a prática dentro da sala de aula. É sempre importante estar aberto a aprender coisas novas, todo conhecimento é muito bem-vindo”, completou a professora.

Comentários