São Sebastião conhecerá, amanhã, seus representantes para a fase regional do Mapa Cultural Paulista









Fotos: Valéria Borges e Milton Fagundes | PMSS e Divulgação

Legenda: Os jurados Daniel Forjaz, Fernando Rufino e Didi Moreira avaliaram os inscritos em artes cênicas na semana passada



São Sebastião conhecerá, amanhã, seus representantes para a fase regional do Mapa Cultural Paulista



Nesta terça-feira (26), São Sebastião irá conhecer os artistas que representarão o município na fase regional do programa Mapa Cultural Paulista edição 2015/16.

Vários artistas se inscreveram para disputar uma vaga nas modalidades artes cênicas, dança, artes visuais e literatura e terão seus talentos analisados por um corpo de jurados formado por três profissionais, para cada modalidade, especialmente selecionados e convidados.

De cada modalidade artística, apenas um será eleito para representar São Sebastião na próxima fase, a regional.

Na semana passada, quarta-feira (20), foram realizadas sessões com as duas peças teatrais inscritas. “Crônicas do Punk”, do grupo ‘Senta a Pua’, e “Soupalhaçosimsinhô”, do grupo ‘Castelo das Artes’. Os grupos subiram ao palco do Teatro Municipal diante dos olhos atentos dos jurados e da plateia.

Já nesta terça-feira (26), será a vez das apresentações de dança, com três grupos inscritos: “Descendentes de Rua” do coreógrafo Jr. Rocha, “Sintonia Corpo e Arte” da coreógrafa Michele Nunes e “Independence” do coreógrafo Anderson Rodrigues.

Os trabalhos de artes visuais estarão expostos no saguão do Teatro Municipal. Foram inscritos dois representantes para artes plásticas e dois para fotografia, todos eles serão julgados no mesmo formato das demais manifestações artísticas.

Deniz Carlo e Vanderson Costa concorrerão pela vaga em artes plásticas e Tatiene de Siene e Edvaldo Nascimento pela vaga em fotografia.

Na literatura, Maura Porpino da Silva, mesmo sem concorrência, também será devidamente analisada pelo corpo de jurados.

Os resultados serão conhecidos logo após as apresentações que são abertas ao público com entrada gratuita.

O Mapa

Criado em 1995 o Mapa Cultural Paulista tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior do Estado, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Esta é uma das mais importantes políticas culturais do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do Interior.

Nenhum outro estado brasileiro possui um programa parecido, o que faz deste projeto uma referência nacional.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases.

Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.




As expressões artísticas contempladas neste projeto são: Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Comentários