São Sebastião comemora Semana Nacional de Museus






Foto: Divulgação

Legenda: Cenas do filme ‘O Dia em que o Santo Pecou’ rodado na cidade



São Sebastião comemora Semana Nacional de Museus



São Sebastião comemora a 13ª Semana Nacional de Museus com programação especial elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.



Nesta terça-feira (19) será exibido o filme "O Dia em que o Santo Pecou", rodado na cidade em 1975 contando uma história real ocorrida na região, seguido de debate envolvendo a questão do envolvimento da memória ligada à religiosidade.



O debate contará com a participação do fotógrafo sebastianense, Edivaldo José do Nascimento, um dos grandes responsáveis por manter viva a memória da cidade e a história local e, alunos da Faculdade São Sebastião ­- FASS .



Já na quinta-feira (21) será realizada uma Oficina de Cerâmica para 30 estudantes do 3º ano fundamental do Colégio Progresso, com as ceramistas Cláudia Canova e Zamdona.



A Semana



A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Atualmente é o maior evento em âmbito mundial responsável pelo aumento de visitações nas instituições em função de programações especiais como, exposições, palestras, ações educativas, espetáculos entre outras.



São 1.378 instituições culturais realizando mais de 4.500 atividades em torno de um mesmo tema neste período, em uma parceria entre museus, instituições culturais e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura).


Este ano o tema escolhido foi “Museus para uma Sociedade Sustentável”, lançado pelo Conselho Internacional de Museus, com o intuito de enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.



TERÇA-FEIRA - 19.05 | 19h | Filme: “O Dia em que o Santo Pecou”



Sinopse: “O Dia em que o Santo Pecou” é um filme brasileiro de 1975 dirigido por Cláudio Cunha, com roteiro de Benedito Ruy Barbosa, baseado em história verídica.

Na cidade paulista de São Sebastião, o pescador João Baleia vive com uma mudinha, apelidada Feiticeira, que foi violada por três bandoleiros e é temida pelos caiçaras. Baleia consegue vingar sua mulher, matando os assaltantes e cegando um soldado, mas, por sua vez, aparece misteriosamente morto na porta da igreja local, dedicada a São Sebastião, que tem fama de santo valente.



O povo atribui a morte a um milagre do Santo, pois uma testemunha afirma tê-lo visto descer do altar e praticar a ação. A imagem do santo é processada, condenada e presa. O padre liderando a rebelião popular consegue modificar a pena para, 'prisão domiciliar", de onde ele só sai no dia da procissão em sua honra".



QUINTA-FEIRA - 21.05 |das 14h às 15h30 | Oficina de Cerâmica



A ação educativa envolverá estudantes do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Progresso que irão por a mão na massa e confeccionar uma peça em cerâmica em forma de anjo. Esse trabalho será desenvolvido pelas artistas Cláudia Canova e Zamdona.



As atividades acontecerão na sede do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DEPPAT) que fica na avenida Dr. Altino Arantes, nº 130. Mais informações sobre a 13ª Semana de Museus podem ser obtidas no site www.museus.gov.br.

Comentários