PAT recruta trabalhadores para obra do Contorno Sul







Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda: Cerca de 40 trabalhadores de São Sebastião passaram por entrevista, nesta quinta-feira, para preenchimento de vagas em obra da região.




PAT recruta trabalhadores para obra do Contorno Sul

Cerca de 40 candidatos de São Sebastião passaram por entrevista nesta quinta-feira para vagas em obra do Governo do Estado




Responsável pela intermediação e captação de mão de obra para inserção no mercado de trabalho, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São Sebastião realizou o recrutamento de aproximadamente 40 trabalhadores para preenchimento de vagas para a obra do Contorno Sul realizada pelo Governo do Estado de São Paulo entre Caraguatatuba e São Sebastião.

Vinculado à Setradh (Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano), o Posto foi procurado por uma das empresas responsáveis pela obra do Contorno Sul que solicitou mão de obra como armadores, carpinteiros, montadores e pedreiros com exigência de experiência de, no mínimo, seis meses com registro em Carteira de Trabalho.

Segundo Annie Mello de Aguiar, diretora do PAT, o setor possui cadastros em seu sistema e entrou em contato com trabalhadores que atendessem os requisitos da empresa. Cerca de 40 passaram por entrevistas nesta quinta-feira (21), por representante do Departamento de Recursos Humanos da empresa, na própria sede do PAT da região central, localizada à Rua João Cupertino dos Santos, 245.

De acordo com Annie, muitas empresas procuram os serviços do Posto para recrutamento de profissionais. Ela explicou que a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, tem se empenhado na captação de vagas por parte do PAT para diminuir o índice de desemprego e criar oportunidades aos trabalhadores de São Sebastião.

Atendimentos

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é um Centro de Referência de Políticas Públicas de Geração de Emprego e Renda, que oferece aos trabalhadores condições para que sejam inseridos ou recolocados no mercado de trabalho.

Gerenciado pela SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), o órgão proporciona serviços e programas aos trabalhadores desempregados ou à procura de ofertas de empregos e também oferece, gratuitamente, aos empregadores (pessoa física ou jurídica) processo de pré-seleção de candidatos para atender as demandas de vagas solicitadas. As empresas informam todos os requisitos para o exercício das funções às vagas necessitadas.

Segundo Annie, a credibilidade do trabalho realizado pelo PAT tem atraído várias empresas. Além disso, a média de atendimentos está em torno de 30 pessoas por dia em São Sebastião que procuram uma vaga de emprego. “Muitas vezes também orientamos alguns profissionais a procurarem o Banco do Povo que também faz um trabalho em parceria com o PAT”, explicou a diretora, acrescentando que o posto também passou atender processos de seguro-desemprego realizados somente no PAT da região central e no Ministério do Trabalho.

Apesar do atendimento aos moradores de todo o município, há alguns serviços descentralizados do PAT. Na Costa Sul, por exemplo, ele funciona no Shopping Água Viva, em Boiçucanga, onde também são emitidas carteiras profissionais. Outro ponto é no bairro Jaraguá onde o posto atende na sede da Regional da Costa Norte, mas nesse local não é emitida carteira de trabalho.

Onde encontrar:

Centro (sede)

Rua João Cupertino dos Santos, 245, ao lado da Prefeitura de São Sebastião

(12) 3892-4606/ 3892-1600

Costa Sul (anexo)

Avenida Walkir Vergani, nº 79, Boiçucanga

Telefone: (12) 3865-3656

Costa Norte (anexo)

Regional Costa Norte, bairro Jaraguá ( Rua do Parque, 4)

(12) 3861-1424

Atendimentos: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

E-mail: pat@saosebastiao.sp.gov.br

Comentários