Mestre Almir Clemente leva ensinamentos musicais aos alunos da Escola Livre de Música





Fotos: Valéria Borges | PMSS

Legenda: Alunos atentos aos ensinamentos musicais no mestre Almir Clemente



Mestre Almir Clemente leva ensinamentos musicais aos alunos da Escola Livre de Música



Ministradas pelo mestre e maestro Almir Clemente, as aulas de teoria e prática musical levam aos alunos da EML (Escola Livre de Música), a adquirirem conhecimentos profundos sobre esta arte.

As aulas semanais são separadas em teórica, com leitura e escrita musical, denominada ‘LEM’, e práticas, realizadas com instrumentos da família das madeiras, que são a flauta, o clarinete e o saxofone.

Os estudantes que frequentam as aulas práticas, obrigatoriamente precisam fazer as teóricas, porém, os que fazem aulas teóricas não precisam frequentar as práticas.

As aulas de teoria-LEM têm por objetivo conduzir o aluno a um conteúdo aprofundado no conhecimento das ferramentas que darão condições de ler e escrever música com critérios de padrão internacional. Ou seja, o que ele escreve aqui deverá ser lido por qualquer músico de qualquer nacionalidade, deixando o caminho aberto para o aprofundamento nos conhecimentos em harmonia, composição, etc.

No curso prático, dos instrumentos de madeira (flauta, clarinete e saxofone), o objetivo de nível técnico é o mesmo, onde o aluno começa com esclarecimentos sobre respiração e postura com o instrumento, envolvendo o caráter preventivo a males oriundos de má postura para um melhor aproveitamento, prazer e satisfação ao tocar.

A Escola Livre de Música também oferece aulas de instrumentos de boca, tais como, trompete, bombardino, trombone e tuba, todas elas ministradas pelo professor Daniel Thiago Maciel. No caso destes instrumentos as aulas práticas e teóricas são ministradas simultaneamente.

De acordo com Clemente, a música, mesmo de forma amadora, é de grande benefício aos que a praticam. “As pessoas que aprenderam música na sua infância desenvolveram facilidades na área profissional e pessoal, como melhor comunicação e raciocínio, tanto é que fora publicada uma Lei que se torna obrigatória à educação musical na rede pública de ensino de nosso país”, salientou o maestro.

Eduardo Melchert está no início do curso teórico, para onde foi a convite de uma amiga, e, em menos de um mês, já analisa a aula com muitos elogios ao mestre. “A matéria é ótima o professor sensacional, estou adorando e creio ter tomado uma boa decisão”, confessou. A amiga Bernadete de Lourdes Silva, responsável por contagiá-lo a fazer o curso também frequenta a aula há pouco tempo e conta que resolveu estudar música sempre gostou do assunto e nunca teve oportunidade. “Quando soube do curso não perdi tempo para fazê-lo”, mencionou.

Mara Angela Barbosa de Souza toca violino e buscou no curso teórico para se aprofundar na arte e melhorar seu empenho como musicista. “Por enquanto estou indo bem, sem muita dificuldade, mas creio que vou gostar muito mesmo com tudo que vem por aí até a conclusão”, contou Mara.

Serviço: A idade mínima para a inscrição é de 9 anos; as aulas acontecem às segundas e sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Comentários