Familiares de alunos se reúnem pela segunda vez com equipe do Cidadão Criança



Familiares de alunos se reúnem pela segunda vez com equipe do Cidadão Criança

Iniciativa visa estreitar os laços entre comunidade e projeto; no encontro, palestra com a professora Débora Puertas, da Seduc




Esta segunda-feira (25), serviu mais uma vez para estreitar os laços entre a comunidade e um dos projetos sociais assistidos pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), mais precisamente o Cidadão Criança, no Morro do Abrigo, região central de São Sebastião.

Na ocasião, um grupo de mães acompanhou a programação elaborada pela equipe tendo por convidada a professora Débora Puertas, da Seduc (Secretaria de Educação) que palestrou sobre “O Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo foi melhor alertar às famílias em relação ao tráfico de pessoas.

De acordo com a coordenadora do Cidadão, Alessandra Peixoto, a explanação da educadora ocorreu depois de ter passado ao grupo todos os informes a respeito das atividades desenvolvidas pelo projeto junto às crianças.

Palestra

Para Alessandra, os dados do Relatório Situação Mundial da Infância, da Unicef de 2012, são, ainda, relevantes e precisam chegar ao conhecimento da comunidade.

“Cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo são vítimas de tráfico de seres humanos para trabalhos forçados e exploração sexual, gerando lucros em média de US$ 32 bilhões por ano. Estima-se que 50% das vítimas sejam crianças. Em relação a casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a OIT (Organização internacional do Trabalho), aponta que cerca de 100 mil casos são registrados, anualmente, no Brasil. Menos de 20% chegam ao conhecimento das pessoas que deveriam adotar providências para combater o problema. Diante deste quadro, não podemos perder tempo em alertar a população”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo informou, a ação foi, novamente, bem recebida pelas famílias. “Depois de todas as informações terem sido repassadas, promovemos um momento de bate-papo com a professora convidada e encerramos a atividade com um jantar e sorteio de brindes”, comentou.

Projeto

O Cidadão Criança, assim como o Garoçá e o Viração, são projetos desenvolvidos pela Setradh com crianças entre 6 e 12 anos no contraturno escolar. Durante este período, as turmas dos períodos da manhã e tarde, recebem aulas extracurriculares, além do reforço pedagógico.

O projeto Garoçá assiste alunos em sua sede própria, no Jaraguá, Costa Norte do município e o Viração, no Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade, onde se encontra o maior complexo habitacional do município englobando três bairros: Olaria, Itatinga e a Topolândia.

Comentários