Equipe escolar participa de capacitação do programa “Boa Energia nas Escolas”


Foto: Beatriz Rego | PMSS

Legenda: Professores tiram dúvidas sobre consumo consciente de energia elétrica




Equipe escolar participa de capacitação do programa “Boa Energia nas Escolas”




Professores, gestores e funcionários de nove escolas da rede municipal de São Sebastião participaram de um curso de capacitação, hoje (14), do programa “Boa Energia das Escolas” da empresa de energia EDP Bandeirantes.

As unidades participantes do projeto foram a EM Walfrido Maciel Monteiro, EM José Machado Rosa, EM Henrique Botelho, EM Topolândia, EM Barequeçaba/EMEI Arco Íris, EM Joana Alves dos Reis, EM Maria Alice Rangel/EMEI Elefante Colorido, EM Solange de Paula/EMEI Pônei Azul, EM João Gabriel de Sant’ana/EMEI Bolinha de Sabão.

De acordo com o coordenador do programa, Valter Ebram, o objetivo principal do “Boa Energia nas Escolas” é o de promover a capacitação dos educadores, para que possam disseminar aos seus alunos e toda comunidade escolar, como usar de forma segura e eficiente a energia elétrica.

Durante a formação Ebram apresentou como é o caminho da energia elétrica até chegar às residências de todo Brasil, bem como demonstrou como a população desperdiça eletricidade diariamente.

Além de dicas sobre como combater o desperdício, o coordenador ainda explicou que a energia é um bem esgotável, ou seja, que pode acabar se seu consumo for desenfreado, portanto é muito importante que as pessoas a consumam de forma mais consciente.

“A fuga de energia nas residências chega a 30% de toda conta de luz, ela pode se dar através de emendas mal feitas, conexões frouxas, fios desencapados, aparelhos ligados constantemente no modo standby e uso permanente de benjamins, por exemplo”, ressaltou Ebram.

Para a Secretaria de Educação este tema é muito importante para ser trabalhado dentro de sala de aula, pois serão multiplicadores de conhecimento, e permite assim que os estudantes sejam corretamente orientados acerca da maneira correta de consumir conscientemente a energia.

A professora Radyge Sleman de Negreiros, da EM Joana Alves dos Reis, afirmou que participar deste curso de capacitação é uma oportunidade fantástica. “Além de podermos identificar nossos próprios erros dentro de casa, temos também a chance de nos tornarmos multiplicadores de conhecimento ao levar todas essas informações para cada um de nossos colegas, os quais levarão para cada um de nossos alunos. Vamos poder ajudar na transformação de hábitos errados, e principalmente educar de forma correta as nossas crianças para o consumo consciente de energia elétrica”, concluiu.

Comentários