Curso capacita profissionais de projetos sociais em São Sebastião‏







Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda geral: Atividade envolveu profissionais de várias secretarias e entidades filantrópicas

Legendas especificas:

1. Posicopedagoga Rita de Cássia: educação inclusiva e aprendizagem

2. Adriana, coordenadora dos projetos sociais, ao lado do diretor da consultoria, Arquilau Moreira

3. Rogéria Cozendey e demais profissionais participam de atividades

4. Josefa Souza, merendeira, ressalta importância do curso no convívio com a sociedade

5. Monitor Glauber Ferraz: “a gente aprende a lidar com questões sobre bullying”

Curso capacita profissionais de projetos sociais em São Sebastião

Cerca de 40 pessoas participaram de atividades envolvendo educação inclusiva, ensino e aprendizagem



Ensinar não é somente transferir conhecimento, mas principalmente instigar os alunos, crianças e jovens a interagirem e serem capazes de desenvolver consciência crítica diante da realidade e cultivar valores essenciais como ética e cidadania, explicou o diretor da Consultoria Pedagógica “Tantas Palavras”, de Ribeirão Preto (SP), Arquilau Moreira Romão, responsável pela realização do curso de capacitação para cerca de 40 profissionais que atuam com 410 crianças entre 6 e 12 anos dos projetos sociais Garoçá, Viração e Cidadão Criança, desenvolvidos pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) de São Sebastião.

Durante dois dias, quinta e sexta-feira (14 e 15), os profissionais participaram de palestras, cursos e vivências realizados nas dependências da UniBr oferecidos pela Associação Sebastianense de Promoção Social, em parceria com a Setradh, e contou com apoio do Colégio Objetivo e Faculdade Cruzeiro do Sul, com a cessão do espaço. Também participaram profissionais de outros setores da Administração, como da Secretaria de Esportes, da própria faculdade, do Sefraz (Serviço Franciscano de Solidariedade) e Associação Sebastianense de Promoção Social, explicou Adriana Teresa Romão, coordenadora dos projetos sociais que realizam atividades extracurriculares no contraturno escolar com as 410 crianças atendidas.

Formação permanente

De acordo com o diretor da Consultoria Pedagógica Tantas Palavras, Arquilau Romão, a proposta é a “otimização da aprendizagem e formação permanente dos professores para atender a demanda de seu tempo. O curso busca a formação integral do aluno não somente no sentido pedagógico, mas como um todo”. Essa é a primeira iniciativa com a consultoria na cidade e também reforça a necessidade de troca de experiências e formações específicas sobre temas escolhidos pelos professores para atender as demandas e a própria inquietação inerente ao educador de querer aprender e estar aberto para o novo”, disse Adriana.

Os temas foram variados. Na quinta-feira (14), a especialista em neuropsicologia, Silvana de Lucca, falou sobre “Educação Inclusiva: como trabalhar com crianças com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade”, e a especialista em psicopedagogia, Rita de Cássia Souza Espíndola, abordou a questão “Bullying: apenas brincadeiras de mau gosto?”, procurando conscientizar a respeito deste fenômeno cada vez mais frequente nas escolas em todo o mundo. O assunto atraiu a atenção do professor de Educação Física Glauber Ferraz, que atua com as crianças do Projeto Garoçá. “É muito importante aprender a lidar e identificar as situações de bullying junto às crianças e o curso é um aprendizado para a gente ver o aluno como um todo”.

Dedicação

Monitora do Projeto Garoçá há 12 anos, a professora de Educação Física, Rogéria Cozendey, destacou a importância da capacitação pois faz “parte do ser humano viver em constante processo de aprendizagem. A gente precisa acreditar no trabalho e naquilo que faz e saber que podemos tornar essas crianças cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”. Segundo Rogéria, em um mundo onde faltam limites, os projetos sociais colaboram para que as crianças assumam suas responsabilidades. Na verdade, de acordo com ela, “o amor, a atenção, a dedicação são os caminhos para os limites”.

O curso também foi importante para as merendeiras Iolanda Ferreira, que trabalha no projeto Garoçá, e Josefa Maria dos Santos Souza, que atende no projeto Viração. “No contato com as crianças, a gente acaba ajudando ainda na educação, mas eles também ensinam a gente a se conhecer melhor”, disse Iolanda. Para Josefa, além do aperfeiçoamento pessoal e profissional, essa aprendizagem é igualmente levada para dentro de casa e no convício com a sociedade. “Aprendemos a observar os problemas e lidamos com crianças carentes. Muitas vezes, podemos ajudar até mesmo um vizinho que esteja passando por necessidade”.

Na quinta-feira (14), os profissionais participaram do curso “Ensino e Aprendizagem: formando o aluno ético e cidadão”, com a professora Rita de Cássia, além da oficina “Cérebro e Coração: caminhos da aprendizagem, para uma vida significativa”, com Silvana de Lucca. O encerramento contou com a conferência do professor Arquilau Moreira Romão, mestre em Educação pela Unicamp e Bacharel em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e em Filosofia pela Faculdade Salesiana.

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