CERCA DE 10 MIL PESSOAS AINDA NÃO TOMARAM VACINA CONTRA GRIPE EM SÃO SEBASTIÃO



Foto: Divulgação
Legenda: Campanha pretende vacinar mais de 14 mil pessoas em São Sebastião





CERCA DE 10 MIL PESSOAS AINDA NÃO TOMARAM VACINA CONTRA GRIPE EM SÃO SEBASTIÃO



Balanço realizado pela secretaria de Saúde de São Sebastião, apontou que cerca de 10 mil pessoas ainda não tomaram a vacina contra a gripe (Influenza) no município. Até o momento foram aplicadas 5.075 doses o que corresponde a 34,32% do público alvo.

A campanha continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.



De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo que em São Sebastião é de 14.787 pessoas.

Pelo levantamento feito por grupos prioritários, idosos e crianças são os mais imunizados somando 4.250 doses aplicadas (1.767 crianças e 2.483 adultos).



O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.



Os grupos prioritários definidos pelo próprio Ministério da Saúde são: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (período de 45 dias pós o parto), população privada de liberdade e funcionários penitenciários.



A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32 e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39 a 75% a mortalidade por complicações da gripe.



Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do inicio do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio até agosto.



Iniciada em 1999, a campanha é realizada anualmente entre os meses de abril e maio e desde então tem contribuído, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.



A doença

A Influenza ou gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo de elevado grau de transmissão e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

Os vírus influenza subdividem-se em três tipos A, B e C. Os vírus A e B são responsáveis por epidemias de doenças respiratórias que ocorrem em quase todos os invernos, com duração de quatro a seis semanas e frequentemente associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A dose da vacina, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e B.

Unidades de Saúde

UBS Enseada

Rua Maximiliano dos Santos, 38 | Costa Norte

UBS Morro do Abrigo

Avenida Bernardo Cardim Neto, s/nº | Região Central

Centro de Saúde

Rua Capitão Luís Soares, 1950 | Centro

Centro de Saúde Topolândia

Rua Antonio Pereira da Silva, 280 | Região Central

ESF Boiçucanga I e II

Rua Topicanga, 22 - Boiçucanga

ESF Maresias I e II

Rua Sebastião Romão César, 750 - Maresias | Costa Sul

ESF Juquehy II

Rodovia Rio Santos, Km 178, 800 | Costa Sul

Comentários