Amovila celebra “Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente” na Vila Sahy



Amovila celebra “Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente” na Vila Sahy



A Amovila (Associação dos Moradores da Vila Sahy), na Costa Sul de São Sebastião, organizou um evento que celebrou o “Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente”, comemorado em 18 de maio em todo o País.

Chamado “Rede de Prevenção e Proteção Contra a Violência à Criança e o Adolescente”, as ações aconteceram entre os dias 14 e 18, todas elas na Praça da Vila Sahy, e reuniram cerca de 500 pessoas durantes os cinco dias.

Com o tema “Paz Sim, Violência Não”, o evento contou com atrações culturais, celebrações religiosas e palestras sobre o assunto.

A ação da Rede teve início na noite da quinta-feira (14), com a palestra da irmã Shirlei e o pastor Jean, da igreja evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Belém.



Na sexta-feira (15), também à noite, foi a vez da ação da Assembleia de Deus – Ministério de Santos, entrar em cena com a palestra do pastor José Raimundo.



No sábado (16), as ações ficaram por conta do Grupo de Jovens da Igreja Católica, da Paróquia de Boiçucanga, com a apresentação de uma peça teatral com o tema “Você Tem Valor”, seguida de uma roda de conversa sobre a questão.



No domingo (17), as atividades começaram mais cedo, todas elas elaboradas pela Pastoral da Criança e da Catequese da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus. Uma caminhada com as crianças da comunidade pelas ruas do bairro, com o tema “Paz Sim, Violência Não”, abriu a ação e foi seguida de brincadeiras na praça do bairro.



À noite, o Grupo Cultural Raiz animou o público presente levando suas mensagens com muito Rap. A comunidade católica encerrou a programação do dia com o “Terço Mariano”.



Na segunda-feira (18), houve palestras do Conselho Tutelar e do CONVIVE, ambas discorrendo sobre temas técnicos de atendimento às vítimas de violência e abuso sexual. Logo após uma apresentação de musica gospel com o pastor Silvano Fontineli, da Assembleia de Deus – Ministério de Belém, fechou a noite.


O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), por sua vez, exibiu vídeos de conscientização e alerta sobre o abuso sexual à criança e ao adolescente e esclareceu dúvidas sobre o material apresentado.



Para a realização destas ações, a Amovila contou com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo, Educação (E.M. Henrique Tavares de Jesus), Saúde (PSF - Programa de Saúde da Família), do Trabalho e Desenvolvimento Humano (CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar), do Instituto Verdescola e das igrejas Católica e Presbiteriana.

18 de maio

O 18 de maio tornou-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, em 2000, quando foi sancionada a Lei 9.970, de autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES).

A definição da data se deve ao fato de que, nesse mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional capixaba.

Apesar de muitas pessoas terem acompanhado o caso, poucos foram capazes de denunciar o ocorrido, gerando um silêncio que acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os anos passaram, a situação vivida pela garota ainda gera revolta, assim como motiva centenas de pessoas a lutarem contra a violência infanto-juvenil.

Comentários