Alunos de Gastronomia do Instituto Verdescola, vencem primeiro desafio em cozinha experimental: coquetel baseado na culinária caiçara foi oferecido a empresários da região






Foto: Beatriz Rego |PMSS

Legenda: Degustação de coquetel baseado na gastronomia caiçara surpreende empresariado local presente em evento



Alunos de Gastronomia do Instituto Verdescola, vencem primeiro desafio em cozinha experimental: coquetel baseado na culinária caiçara foi oferecido a empresários da região



Alunos do curso de Gastronomia para assistente de cozinha, do Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, Costa Sul de São Sebastião, ofereceram um coquetel para empresários da região que participaram da reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), no final da tarde desta quarta feira (20).

Na ocasião, o chefe de cozinha e professor da turma Hermes Fonseca, da Secretaria Municipal de Educação, afirmou que a oportunidade de apresentar o trabalho que está sendo realizado com a comunidade local é muito importante.

“Estamos profissionalizando a mão-de-obra da cidade e promovendo a culinária do Litoral Norte. O cardápio demonstrativo foi especialmente desenvolvido por todos os alunos com a intenção de mostrar pratos típicos da região”, completou.

O chefe de cozinha explicou ainda que os ingredientes para a composição do cardápio – creme de abóbora com manga e croutons, mini tortilla de mandioca com brócolis, lula e camarão com taioba, açafrão da terra e limão cravo, além do doce de mamão verde de sobremesa – são específicos da culinária caiçara.

A secretária de Educação, Angela Couto, parabenizou a iniciativa do Instituto Verdescola em promover o coquetel, e destacou a importância da ação para que os futuros profissionais possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho da região.

“A qualificação que está sendo realizada aqui é de altíssimo nível e vai ao encontro das necessidades que muitos empresários têm na hora de contratar pessoas preparadas para atuar nessa área”, declarou Angela.

A fundadora do Instituto Verdescola, Maria Antônia Civita, salientou também que em junho esses 40 alunos já vão estar disponíveis no mercado de trabalho e que conta com o apoio dos empresários para a contratação destes profissionais extremamente capacitados.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (Acess), Eduardo Cimino, afirmou que toda qualificação é de vital importância para a cadeia produtiva turística. “O empresariado sempre tem dificuldade de contratar profissionais na nossa região devido à falta de qualificação, esta oportunidade que nós teremos de absorver estes profissionais, além de aquecer o mercado, vai permitir que haja uma sustentação na continuidade do projeto”, disse Cimino.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, enfatizou que a apresentação realizada pelos alunos de gastronomia foi surpreendente. “Espero que o empresariado local aproveite a oportunidade que está surgindo desta parceria entre o Instituto Verdescola e a Prefeitura de São Sebastião”, completou.

A assistente de cozinha, Lucélia Leonice Lima, formou-se na primeira turma do curso de gastronomia do Instituto. “Fui contrata pelo Verdescola e hoje faço parte da equipe do curso. É muito gratificante ter a chance de ser reconhecida profissionalmente e poder fazer parte desta equipe maravilhosa”, declarou.

Para as alunas Nice Gomes dos Santos, Daniela Ribeiro e Edna Nascimento Pereira, as expectativas são as melhores. Elas contaram que tudo que estão aprendendo ao longo do curso está proporcionando uma grande bagagem, com novos conhecimentos e oportunidades únicas de buscarem uma colocação melhor no mercado de trabalho.

Comentários