A música é levada a jovens de São Sebastião pelo ritmo do assessor cultural Iraê











Fotos: Divulgação

Legenda: Assessor cultural leva ritmo em forma de percussão a alunos da Costa Sul



A música é levada a jovens de São Sebastião pelo ritmo do assessor cultural Iraê



Iraê Altenfelder Abate é assessor cultural das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião desde agosto de 2013. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Gestão Ambiental e pós-graduado em Negócios da Sustentabilidade, Iraê é um apaixonado por música desde que nasceu e escolheu esta arte para realizar um trabalho bastante interessante, além de contagiante.

Autodidata em percussão, quando criança, entre quatro e cinco anos, viu nascer a escola de samba paulistana Tom Maior quase em seu quintal e da qual sua família faz parte desde a fundação

Profissionalmente trabalha com música há sete anos, época em que fundou o grupo ‘Samba dos Amigos’, com o qual toca em eventos, festas, bares entre outros lugares.

Desde o início de seu trabalho nas Oficinas Culturais dá aulas de ritmos para adultos, jovens e crianças, coordenando estes trabalhos em duas comunidades da cidade.

As aulas são ministradas às segundas-feiras na quadra de Barra do Una, sempre às 12h, e às terças e quintas-feiras no campo de Boiçucanga, às 13h, ambos na Costa Sul.

Paralelamente exerce o posto de presidente do Bloco Carnavalesco ‘Samdosa Camburi’ – que abriu muitas opções musicais –, onde organiza todo o carnaval do bairro. Além disso, também é Mestre de Bateria do Bloco ‘Vai Quem Quer’ de Boiçucanga.

“Dentro do samba é possível ensinar muito mais do que música, com seu ritmo na percussão, mas também a hierarquia e o respeito que há dentro deste gênero, colaborando para a formação de cada indivíduo”, resumiu Iraê.

Comentários