Viração leva seus alunos para atividades diferenciadas em Caraguatatuba





Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: Crianças aprendem e se divertem durante passeio em Caraguá




Viração leva seus alunos para atividades diferenciadas em Caraguatatuba

Na programação, passeio pelo projeto Praia Acessível e pela praça sensorial “Mitsuo Kashiura”




Um dia bastante movimentado e com muitas novidades foi vivenciado recentemente pelos alunos do Viração, desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) na Topolândia, região central de São Sebastião.

A atividade fora do Centro Comunitário, onde as aulas do projeto são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, em dois períodos, agradou bastante a turma que seguiu viagem para a cidade vizinha, Caraguatatuba.

De acordo com a coordenadora do Viração, Ana Carla Santana, o grupo composto por 21 crianças foi recepcionado pelos educadores físicos Luiz Eduardo Amador Bueno e Elaine do Prado. No primeiro momento, ambos acompanharam os alunos pelo projeto Praia Acessível, instalado na região central da cidade.

Ela explicou que no decorrer da manhã, os alunos ficaram atentos às explicações dos educadores sobre as atividades voltadas às pessoas com mobilidade reduzida. “Eles falaram sobre o objetivo do projeto em proporcionar aos mesmos o acesso ao lazer na praia”, disse. “As crianças conheceram as cadeiras anfíbias e ainda puderam se divertir nas pranchas de stand up e também nos caiaques”, acrescentou.

No período da tarde a atividade continuou na praça sensorial “Mitsuo Kashiura”, com as orientações prestadas pela responsável pela área, Elma Cristina Martins. “Nosso grupo, ainda acompanhado pelo educador Luiz Eduardo, ficou a par do objetivo da praça, ou seja, provocar os estímulos dos sentidos”, mencionou Ana Carla.

Segundo afirmou, as crianças estimularam o sentido tátil mantendo contato direto com as texturas das plantas e materiais diversos. O sentido olfativo aconteceu por conta dos contatos com a vegetação (ervas, temperos e plantas medicinais). O auditivo foi imposto aos alunos por meio do ambiente aberto, canto dos pássaros, sinos dos ventos e uma fonte. Por fim, o sentido visual ficou por conta da diversidade de estímulos através das diferentes cores das plantas, flores, frutos e equipamentos.

Ainda na praça dos sentidos, as crianças se depararam com a percepção e o equilíbrio, ficando a novidade por de um espaço onde o piso, composto por uma pista formada por diferentes materiais, texturas e desníveis, levou o grupo a uma variação de sensações e estabilidade.

A turma ainda passou pelo sentido gustativo, experimentando algumas ervas e condimentos que podem ser utilizados em chás e temperos, além de frutos de diferentes árvores. “Foi um dia muito produtivo para todos nós”, concluiu Ana Carla Santana.

O Viração atende crianças de 6 a 11 anos, residentes na Topolândia, Olaria e Itatinga, bairros que compreendem o maior complexo habitacional do município, no contraturno escolar.

Comentários