Verdescola em parceria com Amovila promove a “Campanha Vila limpa, na Vila Sahy”








Foto: Divulgação

Legenda: Crianças do Verdescola colocam a mão na massa e recolhem lixo abandonado nas ruas da Vila Sahy




Verdescola em parceria com Amovila promove a “Campanha Vila limpa, na Vila Sahy”




Nesta terça-feira (14), o Verdescola em parceria com a Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy) promoveu a ação “Campanha Vila Limpa”, um verdadeiro mutirão de limpeza e conscientização ambiental pelas ruas do bairro.

A ação contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião por meio da Seadre (Secretaria de Administração Regional) e Sesau (Secretaria de Saúde) via equipe de Endemias, além da Ecopav, ICC (Instituto Conservação Costeira), Petrobras, Sabesp e Defesa Civil.

Os alunos do Verdescola, sob o comado dos monitores, realizaram um verdadeiro arrastão pelas vias públicas e também nas portas das casas onde havia descarte de lixo indevido, recolhendo todo tipo de material acumulado. Uma vez removido esse material – com o uso de luvas descartáveis – caminhões da Prefeitura e da Ecopav se encarregaram de removê-lo para local apropriado.

Paralelamente, uma tenda foi montada com atendimento e orientações aos moradores do bairro onde técnicos da Sabesp salientaram sobre a importância do “Programa Se liga na Rede”. Na ocasião foram distribuídos imãs de geladeira com a data e horário corretos da coleta de lixo.

Segundo o técnico da Sabesp, Renato Fidelis Tavares, a equipe da concessionária participou do evento para orientar os moradores com relação a adequação da ligação à rede de esgoto, que deve seguir os padrões da empresa. O grupo também ouviu as reclamações da comunidade.

De acordo com Tavares, aproximadamente 95% dos imóveis estão conectados à rede. Isto porque já faziam parte da antiga ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Vila, desativada para executar a transferência das ligações à ETE construída na praia da Baleia, na mesma região sul.

O maior problema da empresa, conforme explicou, está relacionado à parte nobre dos bairros Baleia e Barra do Sahy, que juntos totalizam cerca de 60% dos imóveis conectados à rede de esgoto em dois anos.

Sobre o fornecimento de água na Vila e adjacências, o técnico falou não haver, ainda, água encanada, porém, estudos estão em andamento pela empresa e a implantação depende de várias instâncias da esfera governamental.

A presidente da Amovila, Evanildes Alves dos Santos, acredita que o descarte de forma inadequada do lixo, e também de outros resíduos, ocorre porque muitas pessoas não têm compromisso com a Vila. "É um bairro itinerante. As pessoas estão sempre mudando e talvez, por isso, não tenham consciência e comprometimento em mudar a realidade", observou.

Segundo ela, há muitas casas de aluguel e aproximadamente 70 estabelecimentos comerciais, entre bares e lojas, além de denominações religiosas. “Tudo isso faz com que a comunidade seja muito frequentada por pessoas de outras localidades em busca de oportunidade”, mencionou.

Ela estima que a Vila Sahy tenha aproximadamente 4 mil moradores. Apesar do número, apenas 54 pessoas fazem parte da Amovila, 12 na diretoria e os demais como associados.












Departamento de Comunicação | PMSS-Segov
(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068

Comentários