Projeto “Xadrez na Gestão Cultural” começa no próximo final de semana no Anfiteatro da Rua da Praia






Fotos: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: Projeto de xadrez une esporte e cultura gratuitamente para a população







Nos próximos sábado (2) e domingo (3), o anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, receberá o projeto “Xadrez na Gestão Cultural”, uma atividade que fará parte da ‘Estação Cultural’ da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) numa parceria com a Secretaria de Esportes.

De autoria do professor de Educação Física da Secretaria de Esportes, Paulo Sérgio da Silva, o projeto tem como objetivo promover um ‘encontro enxadrístico’ periódico, onde os amantes desta modalidade esportiva e também os iniciantes poderão adquirir mais conhecimentos teóricos de forma lúdica, porém bem organizada.

De acordo com Silva, alguns resultados indicam ser possível ensinar e praticar o jogo de xadrez de forma prazerosa, levando-se em conta o desenvolvimento das habilidades cognitivas de quem o pratica.

“É importante salientar que as pessoas criam a cultura em conjunto com o agente cultural, papel este desempenhado por um profissional capacitado e que proporciona às pessoas envolvidas alcançarem o objetivo desta cultura, ou seja, chegar a conclusões diferentes e distintas, colaborando para a formação de público e, inclusive, alcançando e modificando a opinião pública”, relatou o professor.

Silva ressaltou ser o xadrez um esporte que tem uma veia cultural forte.”Trata-se de uma atividade lúdica de origem milenar que tem sido distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade”, mencionou.

Com este projeto pretende-se proporcionar aos participantes, sejam eles munícipes ou visitantes, a oportunidade de conhecer e aprender um jogo cultural e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando-se assim este jogo de arte e ciência.

Vale lembrar que o xadrez contribui de forma bastante sensível para o rendimento físico, intelectual e das relações sociais de crianças, adolescentes e adultos.

Para os interessados a participação é livre, bastando comparecer todo primeiro final de semana do mês ao anfiteatro nos seguintes horários: na manhã entre 9h e 12h e à tarde entre 14h e 17h. O material será totalmente fornecido pelo projeto.

Comentários