Preocupação com o lixo gera trabalho de conscientização em Maresias












Foto: Halsey Madeira | PMSS

Legenda: Um dos investimentos da Administração no ano passado foi na aquisição de novos veículos e equipamentos para a coleta de lixo no município




Preocupação com o lixo gera trabalho de conscientização em Maresias




Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Ecopav e Grupo de Voluntários de Maresias tem desenvolvido um trabalho de conscientização a moradores e turistas no bairro da Costa Sul do Município.

O objetivo é levar o entendimento ao público da proibição do descarte de lixo nas calçadas, ruas, rios e terrenos baldios. A proibição se estende a quem opta por queimar o lixo doméstico. Essas ações são discriminadas em legislação municipal, que pode resultar em notificação e multa a quem for flagrado em tais ações. A coleta de lixo na cidade é realizada pela Ecopav Soluções Urbanas, empresa terceirizada pela Administração.

Orientação

O trabalho de conscientização visa o cuidado com a forma correta de destinação das podas e restos de jardim das residências como forma de reduzir o volume de lixo espalhado pelas ruas. É necessário a atenção com a recolha do lixo descartado pela comunidade de forma indiscriminada e sem critérios.

A destinação final do lixo pode auxiliar na preservação do meio ambiente se obedecidas alguns procedimentos, como cortar e picar os restos de grama, galhos, folhas e arbustos, acondicioná-los em sacos de lixo e fechá-los, colocando-os na porta da residência ou suporte a fim de que os braçais da Ecopav procedam com a coleta. Os cocos podem ser colocados inteiros, também dentro de sacos plásticos, que os coletores da terceirizada se encarregam de levá-los para local apropriado.

Outro cuidado é que os restos não sejam incinerados ou colocados em embalagens que não sejam fechadas, muito menos esparramados pela rua ou jogados em valas, córregos ou terrenos baldios, pois resultam em poluição e problemas generalizados.

Investimentos

Preocupada com o bem estar da comunidade fixa e flutuante, a Administração investiu ano passado, em novos equipamentos e veículos em um valor estimado de R$ 5,5 milhões entre frota, manutenção e recuperação de aparelhamentos já existentes.

Por conta da iniciativa do prefeito Ernane Primazzi, o município possui atualmente 26 caminhões, mais de 200 caçambas e mantém uma equipe composta por 300 trabalhadores atuando diariamente na coleta. Dos veículos, vale ressaltar que seis têm capacidade para coletar 19 metros cúbicos e outros seis, para 15 metros cúbicos. Com isso, a frota passou a recolher, diariamente, 30 toneladas de lixo orgânico.

Contatos

O munícipe que tiver denúncia a fazer pode enviar para o e-mail da Secretaria de Meio Ambiente semam@saosebastiao.sp.gov.br, ou pelo telefone: (12) 3892-1568/3892-6000.

Caso algum cidadão não disponha do serviço de coleta de lixo em sua residência pode entrar em contato com a Ecopav, que mantém o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para sugestões e reclamações pelo telefone (12) 3892-4264.
















Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários