Parceria entre Semam e Sesau serve como aliada importante no combate à dengue




Fotos: Luciano Vieira e Rebeca Ingrid | PMSS

Legenda: No local, há vários jogos lúdicos confeccionados com materiais recicláveis







Parceria entre Semam e Sesau serve como aliada importante no combate à dengue

Observatório Ambiental recebe além de alunos da rede municipal de ensino, moradores e turistas de idades variadas, com temas voltados aos cuidados com a saúde




O Observatório Ambiental, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, desenvolve um trabalho completo e integrado de sensibilização e conscientização para os moradores. Fruto de parceria entre a Semam (Secretaria do Meio Ambiente), por meio da Divisão de Educação Ambiental e Sesau (Secretaria da Saúde), via IEC (Informação, Educação e Comunicação/Dengue), o local serve como referência na execução de ações de prevenção contra o mosquito da Dengue e Chikungunya.

A Educação Ambiental é reconhecida como importante instrumento para a preparação dos cidadãos, com programas de ações diversificadas e direcionadas aos diversos públicos, com a orientação de como cada indivíduo pode contribuir e comprometer-se com a redução dos impactos que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente, colocando em prática a mudança de comportamento para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.

No município, a divisão assume papel estratégico para a preservação de seu patrimônio natural e paisagístico. Dentro deste contexto, o órgão desenvolveu um espaço físico, cuja função é servir de centro de referência, de execução de ações e atividades voltadas à informação, esclarecimento, sensibilização e prevenção na área de saúde e meio ambiente, com uma forma visual.

Aberto à visitação pública, o Observatório recebe além de alunos da rede municipal de ensino, moradores e turistas de idades variadas, apresentando-lhes temas voltados aos cuidados com a saúde. Fora isso, o espaço conta com uma equipe formada por Christiane Cruz e Sérgio Kugler, biólogos da Semam, e Aniele Vieira, Ana Cristina Telles e Cleonilda da Silva, do IEC.

Sob o comando da educadora ambiental Christiane Cruz, o grupo atende ao público que circula pelo local em horário de funcionamento, com ações desenvolvidas nos dois setores. “Os visitantes são divididos por idade e também por escolaridade e experiências”, comentou a bióloga.

Ainda de acordo com ela, a abordagem se dá conforme o perfil do público, por meio de brincadeiras lúdicas, oficinas práticas, exposições, palestras, sensibilização porta-a-porta.

Nesse mesmo espaço, há vários jogos lúdicos confeccionados com materiais recicláveis, uma biblioteca e um jogo de tabuleiro gigante da Dengue. Na parte superior do prédio, há o mirante que igualmente chama a atenção dos visitantes com lunetas de longo alcance.

Segundo Christiane Cruz, o espaço valoriza a região e ensina a cuidar do meio em que as comunidades estão inseridas. “A ideia é sensibilizar as pessoas para boas práticas visando uma excelente qualidade de vida”, disse. Christiane também afirmou que onde há um ambiente limpo e saudável, há saúde.

Serviço: O Observatório Ambiental fica no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico, aberto das 9h às 12h, 13h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 99769-8139, com Christiane Cruz.

Comentários