Ouvidoria da Saúde e a constante busca do aprimoramento nos serviços públicos municipais



Foto: Luciano Vieira/PMSS

Legenda: Setor é o principal canal de comunicação entre a Saúde e a população da cidade







Ouvidoria da Saúde e a constante busca do aprimoramento nos serviços públicos municipais




Criada com o objetivo de centralizar o recebimento de sugestões, críticas e até mesmo reclamações, sobre as questões relacionadas à saúde do Município, o setor de Ouvidoria é hoje o principal canal de comunicação entre a população e a Secretaria da Saúde.

Um levantamento feito pela secretaria aponta que em um período de seis anos foram feitos mais de seis mil atendimentos entre sugestões, pedidos de informações e críticas.

Ainda de acordo com o balanço, o setor consegue dar a devida resposta ao munícipe em pelo menos 80% dos casos de demandas registradas referentes a algum tipo de atendimento.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria, Eliete Tourinho, os relatórios quantitativos que surgem a partir dos atendimentos registrados, são encaminhados ao secretário de Saúde, aos diretores, coordenadores e ao Comus (Conselho Municipal de Saúde. “Assim que a demanda chega imediatamente encaminhamos para os setores para tomarem conhecimento e providências cabíveis, sempre com o objetivo de melhorar o sistema público de saúde”, comenta.

Eliete faz questão de enfatizar que faz parte do sistema de trabalho dar o devido retorno aos moradores. “Para qualquer demanda registrada um funcionário do setor responsável entrará em contato com o munícipe para conversar e desta maneira tentar humanizar cada vez mais o nosso atendimento”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 2014 foi implantado o Nível I do sistema informativo “Ouvidorsus” do Ministério da Saúde e 24 setores da secretaria foram cadastrados e capacitados.

“Este é um sistema informatizado direto com o Ministério da Saúde e, tudo o que incluirmos no nosso sistema aqui se transforma em um banco de dados lá. Além disso, o munícipe que entra em contato conosco por e-mail sempre recebe uma resposta automática com um número de protocolo”, conclui.

Serviço:

O telefone da Ouvidoria é 0800 770 0029 (ligação gratuita) o e-mail ouvidoria.saude@saosebastiao.sp.gov.br O registro também pode ser

feito pessoalmente na própria secretaria que fica na Rua Prefeito

Mansueto Pierotti, 391, 1º andar, Centro

Comentários