Hospital de Clínicas de São Sebastião promove nesta quarta-feira, mais uma Campanha de Doação de Sangue




Foto: Luciano Vieira | PMSS

Legenda: Doadores ajudam a salvar até quatro vidas com seu ato solidário




Hospital de Clínicas de São Sebastião promove nesta quarta-feira, mais uma Campanha de Doação de Sangue

Os voluntários podem comparecer à Sectur, no Centro Histórico, a partir das 9h45; o trabalho será encerrado às 14h




Será realizado nesta quarta-feira (29), mais uma Campanha de Doação de Sangue promovida pelo HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião). O cadastro dos voluntários será feito a partir das 9h45 com distribuição das senhas; às 10h, começará a coleta das bolsas.

A iniciativa do município por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) em promover campanhas de doação de sangue chamando a população para este ato solidário tem sido muito elogiada pelo Hemonúcleo de Taubaté que, além de atender o Litoral Norte, atende ainda outras cidades do Vale do Paraíba, num total de 31 municípios.

Segundo informações do órgão, as ações têm aumentado as estatísticas em termos de metas atingidas, por conta das dezenas de municípios atendidos. “Precisamos de contribuições como essas para repormos as bolsas de sangue”, mencionou a assistente social, Sônia Maria de Andrade. “Diante dos resultados positivos, em nome do Hemonúcleo e de todas as pessoas que utilizam seus serviços, agradeço à Prefeitura de São Sebastião pelo apoio, aos doadores voluntários pelo gesto solidário e ao coordenador pelo empenho nos trabalhos”, concluiu.

Total segurança

O coordenador dos trabalhos, Hamilton Alonso, salienta ser totalmente seguro o ato de doar sangue. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.

Além disso, o doador não se expõe a nenhum risco de contaminação; não engorda, nem emagrece, nem tão pouco sofre alterações em seu sangue. “Não é necessário jejum, porém, após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de três horas para iniciar a doação e, doar uma vez não implica que o doador tenha que doar outras vezes”, observou o coordenador.

Ainda de acordo com ele, doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. “Afinal, por meio desse ato, o doador ajuda a salvar até quatro vidas”, observou, acrescentando que, para doar, basta o voluntário, homem ou mulher, ter acima de 50 quilos, e estar em boas condições de saúde. “Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto”, frisou.

Requisitos

Os voluntários devem, como de praxe, cumprir alguns requisitos exigidos, entre eles, apresentar boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. “Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar”, disse Alonso.



Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Autorização

Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal – por escrito – dos pais ou responsáveis. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.

Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

As senhas, segundo o coordenador, serão distribuídas das 9h45 às 12h e a coleta começará às 10h com encerramento previsto para as 14h.

Serviço: A Sectur fica na avenida Dr. Altino Arantes, 174, na Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. Outras informações pelos telefones (12) 3893 3235, 99628-5648 (Vivo), 98291-3630 (TIM) com Hamilton ou Elis ou ainda pessoalmente no Hospital de Clínicas, sito à rua Capitão Luiz Soares, 550, na região central.

Comentários