Crianças do Viração participam de atividade integrada com idosos do Valorizando a Pessoa Idosa




Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: Crianças e idosos desenvolvem atividades juntos, cada grupo conhecendo seus próprios limites e os limites do outro




Crianças do Viração participam de atividade integrada com idosos do Valorizando a Pessoa Idosa




Um dia especial foi vivenciado pelas crianças do Viração na quinta-feira (23). Desenvolvido pela Setradh (Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho Humano), o projeto atende crianças de 6 a 11 anos no maior complexo populacional de São Sebastião que abrange os bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga,

Segundo a coordenadora Ana Carla Santana, os alunos que frequentam o projeto no período da manhã, participam toda quinta-feira de uma atividade integrada com os idosos do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) na Topolândia.

Ela explicou que o monitor de Esportes Integrados do Projeto Viração, Alex Damasceno Reis, que aplica essas atividades entre as crianças e a melhor idade, leva seu grupo de 15 alunos para encontrar com 15 idosos. “Essas ações podem acontecer nos espaços do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa ou no Viração mesmo”, disse. “Desta vez, por exemplo, a atividade desenrolou aqui em nosso espaço”, comentou.

Ana Carla mencionou que em razão da idade avançada, os idosos contraem algumas doenças como fraqueza muscular, perda do equilíbrio, perda de massa muscular entre outras. “Dentro deste contexto, a atividade física é realizada com o intuito de amenizar tais situações, almejando manter a funcionalidade do corpo ao mesmo tempo que promove o bem estar físico e mental”, explicou.

De acordo com ela, a integração com as crianças proporciona conhecimento dos seus próprios limites e reconhecimento do limite do outro, contribuindo com o estreitamento de laços entre os envolvidos independentemente da faixa etária, visando agregar o respeito mútuo. “Muitos desses idosos possuem netos em nosso projeto, o que por si só já é um ponto positivo para esta iniciativa”, observou Ana Carla.

O Viração atende 200 crianças encaminhados pelo Cras Topolândia. Os grupos são divididos em turmas no contraturno escolar, participando de várias atividades como por exemplo, o apoio pedagógico, capoeira, circo e dança, educação ambiental, esportes integrados, música e yoga.

Comentários