Começam as obras de urbanização da orla da Enseada


Leonardo Rodrigues/PMSS
Legenda: Área será transformada em complexo para esportes, lazer e turismo




Nesta semana a empresa Volpp Construtora começou a desenvolver o projeto de urbanização da orla da Praia da Enseada, Costa Norte do município. Em parte do local já foram colocados tapumes, onde também está montado o canteiro da obra.

O projeto prevê a implantação de infraestrutura e equipamentos urbanos que transformarão o local em um complexo voltado à prática de esporte, lazer e turismo. O prazo de conclusão da obra está fixado em 12 meses.

Orçada em torno de R$ 2 milhões, a obra será financiada pela Caixa Econômica Federal – cerca de R$ 1,6 milhão – e o restante com os recursos próprios da Prefeitura. De acordo com o projeto, inserido no programa “Esporte e Grandes Eventos Esportivos”, do Ministério do Esporte, na orla serão implantados: duas quadras de areia, arquibancada, remanejamento do campo atual para ampliar os espaços, instalação de alambrados e iluminação com refletores.

Na praia será criado um espaço de apoio aos frequentadores, com lanchonete, banheiros, depósito de material esportivo e um grande deck elevado, que atenderá ao público em geral e aos praticantes de kitesurf. Todo o espaço será urbanizado com jardins, passeios bloquetes intertravados, bancos, luminárias, lixeiras e estacionamento com 44 vagas para automóveis.

Kitesurf

Em razão das condições climáticas e naturais do local, a Praia da Enseada é procurada pelos praticantes do kitesurf. Com isso, a área é referência na região para os esportistas da modalidade.

“Com a implantação desse complexo, com infraestrutura adequada e estacionamento, o local ficará ainda mais frequentado pelos esportistas da cidade e turistas, o que permitirá, inclusive, realizar competições”, avaliou o prefeito Ernane Primazzi.

Nessa quarta-feira (15), esportistas ligados à modalidade estiveram no gabinete do prefeito para pedir algumas alterações no projeto de urbanização da orla. Eles entendem que pequenas adequações podem tornar a iniciativa ainda mais interessante.

O grupo estudou a planta ao lado de Ernane, sugeriu um número maior de postes de iluminação, uma área gramada mais espaçosa para auxiliar na prática do kitesurf e uma flexibilidade no estacionamento.

O esportista Mike Buser saiu satisfeito do encontro. "O prefeito entendeu perfeitamente nossas demandas e se prontificou a estudar e até atender nossas propostas", comentou.

Assinado

Há 10 dias a ordem de serviço para o início da obra foi assinado pela Prefeitura e empresa. Na ocasião, a assinatura foi no gabinete do prefeito na presença do representante da empresa, Adriano Cesar Pereira, e do secretário de Obras, José Evanildo Silva.

“A urbanização da orla representa valorização de toda a região (Costa Norte), que se desenvolverá ainda mais no turismo, na prática esportiva, entre outros”, disse o secretário municipal.

Comentários