Atletas de Damas desembarcam a partir de quinta-feira (9) em São Sebastião para disputas dos campeonatos Brasileiro e Panamericano

FOTO: Arnaldo Klajn/PMSS
Legenda: Equipes desembarcam até o final da semana na cidade
A partir desta quinta-feira (9) São Sebastião se transformará na capital do Jogo de Damas. Isto porque a cidade será a sede do 18º Campeonato Brasileiro e do Panamericano da modalidade.
São esperados cerca de 80 atletas de várias regiões do Brasil e de outros 15 países entre eles Estados Unidos, Argentina, Canadá, Costa Rica e Cuba.
O evento segue até o dia 19 de ab ril e será realizado no Hotel Recanto dos Pássaros, na região central da cidade. A cerimônia oficial de abertura está programada para sexta-feira (10), a partir das 9h, com a presença do prefeito Ernane Primazzi e possivelmente com a presença do secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Jean Madeira.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Jogo de Damas, Lélio Sarcedo, apesar de a abertura com as autoridades estar prevista para o dia 10, no dia anterior, ou seja, na quinta-feira, já serão realizadas as primeiras partidas com grandes nomes do cenário nacional da modalidade.
“No dia 9 teremos pelo menos 20 partidas e jogos com os principais nomes do esporte no País, entre eles, o atleta Allan Igor Moreno da Silva, atual campeão Panamericano”, explica.
Ainda de acordo com Sarcedo, as partidas acontecerão em nove rodadas pelo sistema Suíço e em sistema Nocaute, com 90 minutos para cada jogador obedecendo a uma programação (veja relação abaixo).
“Há muitos anos participo de competições e confesso que nunca vi uma como esta que será realizada em São Sebastião. O Brasil conta com 200 atletas profissionais de jogos de damas e nível técnico dos atletas está altíssimo, afinal, teremos 23 nomes com o que chamamos de força técnica acima de 2.300,” explica.
São Sebastião
São Sebastião será representada por quatro damistas que conquistaram a vaga após uma seletiva realizada no começo do mês na cidade. A secretaria de Esporte mantém uma escolinha e uma base de treinamento que conta hoje com 60 atletas.
De acordo com o secretário de Esporte, Fábio Lopez, a secretaria estabeleceu uma política permanente de interlocução com confederações, federações, ligas e associações. “É preciso unir esforços em prol do esporte”, disse.
Programação
Campeonato Brasileiro
09/04 – Chegada dos participantes após às 14 horas
09/04 – 19 horas – Congresso Técnico – Abertura Oficial (Presença obrigatória)
09/04 – 20 horas – Primeira Rodada
10/04 – 9 horas – Segunda Rodada
10/04 – 14 horas – Terceira Rodada
10/04 – 20 horas – Quarta Rodada
11/04 – 9 horas – Quinta Rodada
11/04 – 14 horas – Sexta Rodada
11/04 – 20 horas – Sétima Rodada
12/04 – 9 horas – Oitava Rodada
12/04 – 14 horas – Nona Rodada
12/04 – Encerramento
Panamericano
12/04 - Chegada dos Participantes
13/04 – 14 horas - Congresso Técnico – Abertura Oficial
13/04 - 15 horas - Primeira Rodada
14/04 - 14 horas – Segunda Rodada
15/04 - 09 horas –Terceira Rodada
15/04 - 19 horas – Quarta Rodada
16/04 - 14 horas – Quinta Rodada
17/04 - 09 horas – Sexta Rodada
17/04 – 19 horas – Sétima Rodada
18/04 - 14 horas – Oitava Rodada
-19/04 - 09 horas – Nona Rodada
Serviço: O evento acontecerá no Hotel Recanto dos Pássaros – Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 822 – Centro
Departamento de Comunicação | PMSS-Segov
Comentários
Postar um comentário