São Sebastião promove I Simpósio de Câncer Bucal













Somente em 2014 foram feitos mais de 52 mil atendimentos em odontologia no Município





Será realizado no dia 10 de abril o “I Simpósio de Câncer Bucal do Litoral Norte Paulista”. O evento – uma realização da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Fundação de Saúde Pública e a Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião - acontece no Teatro Municipal e contará com a presença de especialistas e grandes nomes do tratamento da doença no país.



O inicio das atividades está programado para 9h com a abertura oficial do evento que tem entrada gratuita. Para participar o interessado deve fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (12) 3891-3422.



Nomes como Janete Dias de Almeida (professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp); Luiz Paulo Kowalski (Cirurgião Cabeça e Pescoço Hospital AC Camargo); Guilherme Rocha Melo Gondim (Médico Especialista em Radioterapia do Hospital AC Camargo); e Eduardo Rodrigues Fregnani (Coordenador do Departamento de Saúde Bucal do Hospital Sírio Líbanes) são apenas alguns dos que participarão das atividades que foram divididas em duas partes – a primeira agora em abril e a segunda no mês de junho -(confira a programação abaixo).



A expectativa da organização do evento é de que mais de 300 pessoas participem do encontro que deve reunir profissionais de saúde de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte. De acordo com a Chefe de Divisão de Odontologia, Mariza Abruhoza, embora seja um evento específico sobre o câncer bucal todos os profissionais de saúde estão convidados a participarem do dia de palestras e atividades.



“Teremos nomes do mais alto gabarito quando o assunto é o tratamento do câncer e, sem dúvida, o encontro será muito bom para o aprimoramento não só dos dentistas que atuam em unidades de saúde, mas, de todos os profissionais da área”, explica.



Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de boca afeta lábios e o interior da cavidade oral e pode atingir gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Um levantamento feito pelo próprio Inca aponta que no Brasil em um ano foram diagnosticados aproximadamente 15 mil casos deste tipo de câncer.



Em São Sebastião, somente no ano passado, foram confirmados seis casos de câncer de boca e atendidos pela rede municipal. “A população deve ficar atenta aos sintomas e sempre procurar o auxílio de um profissional em nossas Unidades Básicas de Saúde tendo em vista que, caso diagnosticado, o acompanhamento passa a ser feito no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Topolândia”, conta Mariza.



Atualmente o município conta com 42 profissionais que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), programa Estratégia Saúde da Família (ESF’s) e em atividades nas Escolas Municipais, além do próprio CEO.



“ Tratando de atendimento odontológico e considerando o registro apenas da primeira consulta, já que em muitos casos o tratamento é mais prolongado, nós fizemos – somente em 2014 – mais de 52 mil atendimentos e, inclusive, chegamos a ultrapassar as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde em alguns indicadores”, disse Mariza.



Programação



9h – Abertura



9h30 – Desordens Potencialmente Malignas e Câncer Bucal: Aspectos Anatomoclínicos e Detecção Precoce

Profª Drª Janete Dias de Almeida

(Professora Adjunta da Disciplina de Propedêutica Estomatológica do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp Campus de São José dos Campos)



10h30 – Intervalo



10h45 – Câncer Bucal: Diagnóstico, Estadiamento, Tratamento Cirúrgico e Prognóstico

Profº Dr. Luiz Paulo Kowalski

(Cirurgião de Cabeça e Pescoço do Hospital AC Camargo)



12h – Almoço



14h – Fundamentos e indicações da Radioterapia no Câncer bucal e Estado atual da arte

Pro. Dr. Guilherme Rocha Melo Gondim

(Médico especialista em radioterapia do hospital AC Camargo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz)



15h30 – Cofee Break



16h – Abordagem Odontológica nas complicações bucais da radioterapia – Estado atual da arte

Prof º Drº Eduardo Rodrigues Fregnani

(Mestre em Estomatopatologia pela FOP- Unicamp; Doutor em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente(SP); Coordenador do departamento de medicina bucal do hospital Sírio Líbanês.



17h15 – Composição da Mesa de Palestrantes e Interação com a plateia

18h – Encerramento19h – Happy Hour






Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários