Festival de Jogo de Damas reúne alunos e jovens da Costa Norte


Foto: Seesp | PMSS

Legenda: Crianças se aplicam na arte de criar estratégias para vencer o oponente




Festival de Jogo de Damas reúne alunos e jovens da Costa Norte

Treinos para estimular a prática da atividade acontecem na Escola Joana Alves, no Canto do Mar



Criado no período medieval, na Europa, o jogo de damas resiste ao tempo e tem contribuído para manter a mente em atividade e ajudar na sociabilização dos praticantes.

A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência tem sido comprovada por várias pesquisas, pois a atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de impor disciplina atrativa e agradável aumentando a capacidade de cálculo, raciocínio e também de concentração.

Com essa finalidade, o trabalho vem sendo promovido em São Sebastião pelo professor de Educação Física, Orlando Batista Costa, da Secretaria de Esportes, que tem se dedicado a treinar alunos da rede municipal e jovens, bem como a comunidade dos moradores da Costa Norte.

No domingo (29), o professor realizou mais um Festival para Iniciantes do Jogo de Damas que reuniu 28 participantes em atividade das 13h às 17h, na Escola Municipal Professora Joana Alves, no bairro Canto do Mar. A proposta é incentivar os alunos dos treinos de dama que acontecem às terças-feiras, das 18h às 22h30, e às quintas-feiras com duas turmas: das 9h às 12h e das 14h às 17h, envolvendo cerca de 30 adeptos da prática esportiva.

Segundo Costa, todos receberam medalhas de participação. “É importante estimulá-los, pois o jogo colabora com a aprendizagem e concentração, ajuda na disciplina e ensina a necessidade de respeitar os colegas e as pessoas. É um aprendizado também para a vida”, explicou o professor que ressaltou o empenho de todos os participantes.

Na classificação geral, os dois primeiros lugares ficaram com Diego Henrique e Naoomy Moraes, que já foram alunos da Joana Alves e participam dos treinos. Já, o terceiro colocado, Khauê Moraes, além de Richard Gonçalves (quarto lugar) e Joaby de Oliveira, que ficou na quinta posição, estudam na escola do Canto do Mar.

Benefícios

De acordo com dados apontados no Portal da Educação, em artigo publicado em abril de 2014, a prática da atividade do Jogo de Damas nas escolas incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, e promove o desenvolvimento da criatividade e da memória.

Já, por se tratar de atividade recreativa, o jogo também permite à criança assumir atitude própria e contribui para sua integração no grupo social. A experiência de ganhar ou perder contribui na formação do caráter estimulando qualidades como paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade. Com a aprendizagem e prática do jogo, o aluno adquire método de raciocínio, de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos, alertam os especialistas.








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários