Concluintes dos cursos de açougueiro e copeiro recebem os certificados no CIP de São Sebastião








Fotos: Divulgação

Legenda: Formandos receberam os certificados após curso que teve duração de 160 horas



Concluintes dos cursos de açougueiro e copeiro recebem os certificados no CIP de São Sebastião



Um grupo de alunos que concluiu os cursos de açougueiro e copeiro no CIP (Centro Integrado Profissionalizante) recebeu o certificado na segunda-feira (2). A formatura contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da secretária da educação Angela Couto e do representante do INVAR (Instituto de Educação e Tecnologia do Vale do Ribeira) Henrique Rocha, que foi responsável pela formação.

O centro profissionalizante é mantido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação. Já os cursos de copeiro e açougueiro foram oferecidos pela parceria do município com a SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho).

De acordo com a coordenadora do CIP, Rosângela Almeida, a secretaria estadual verificou a demanda de vagas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e aquelas com maior dificuldade de mão de obra qualificada, para então oferecer os cursos de capacitação profissional.

Rosângela conta que para a parceria o município cedeu espaço para as aulas, toda a estrutura necessária, além da coordenação dos cursos. Ela destacou ainda que os professores também foram contratados em São Sebastião e os itens utilizados na formação, comprados no comércio local.

Tanto o curso de açougueiro, quanto de copeiro, incluíram atividades teóricas e práticas, assim como visitas técnicas em estabelecimentos de cada segmento na cidade. “A formação foi bastante positiva, pois eles aprenderam na teoria e na prática. Muitos já saíram daqui com proposta de emprego”, completou.

O prefeito Ernane Primazzi falou da importância dessa formação. “Quanto mais a pessoa se qualifica, realiza cursos, melhores são os resultados e as oportunidades que encontrará no mercado de trabalho”, disse.

Para a secretária da educação, Angela Couto, esse tipo de formação é uma oportunidade que pode gerar a mudança de vida para aqueles que aproveitarem e se dedicarem. “Todos que conseguiram começar e terminar os cursos estão de parabéns. É feito um investimento para que cada pessoa receba a formação. Mas isso é só o início e não deve parar por aqui. Essa formação pode ajudar numa mudança significativa, para que cada pessoa conquiste a independência financeira”, completou.

Os cursos tiveram duração de 160 horas. No total, 27 alunos concluíram o curso de açougueiro e 24 o de copeiro. Cada estudante recebeu uma bolsa auxílio de R$ 320 por mês durante o período de aulas, que foi encerrado em dezembro do ano passado.

A coordenadora do CIP adianta que outras parcerias devem ser formalizadas em breve para a oferta de novos cursos. Para mais informações, o centro integrado fica na Rua Antonio Pereira da Silva, nº 56 – Topolândia. O telefone de contato é (12) 3892-5535.








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov
(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068

Comentários