CCZ tem quatro cadelinhas para adoção





Fotos: CCZ | PMSS

Legenda: Cadelinhas estão saudáveis esperando por novos donos



CCZ tem quatro cadelinhas para adoção

Filhotinhas estão saudáveis às espera de interessados que queiram adotá-las de forma responsável



Quatro cadelinhas bastante ágeis foram deixadas na porta do CCZ (Centro de Controle Zoonose) nesta quinta-feira (12) e estão à espera de interessados que queiram adotá-las de forma responsável.

Segundo informações, as filhotinhas, sem raça definida, estão saudáveis, são muito espertas e aparentam ter aproximadamente dois meses de idade.

Os interessados na adoção devem procurar o Centro munidos de RG, CPF e comprovante de residência. É importante lembrar que somente pessoas maiores de 18 anos podem adotar os animais de estimação.

Vale ressaltar ainda, que antes de levar qualquer animal, as pessoas precisam pensar na posse responsável. Para tanto, há dez regrinhas básicas que devem ser levadas em conta para se ter um bichinho de estimação, fora o fato de que adotar um animal é uma grande responsabilidade e pode durar anos.

Além da vermifugação, o CCZ procede com a vacinação contra a raiva e concede ao adotante o direito de levar o bichinho adotado à consulta veterinária no próprio centro sempre que necessário.

Posse responsável

É sempre bom lembrar que a dez regras básicas da posse responsável existem para serem, de fato, seguidas por todos que desejam ter animais em casa. Então, confira:

1 – Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2 – Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3 – Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, personalidade, peculiaridades, espaço físico.

4 – Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira-guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5 – Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6 – Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 – Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 – Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9 – Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10 – Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.




Serviço: O CCZ, subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde), fica no Jaraguá, na Costa Norte da cidade, à avenida Dário Leite Carrijo, 2598. O telefone para contato é o (12) 3861-2555. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários