Carona Solidária espera transportar 20 doadores de sangue voluntários até Taubaté












Fotos: Divulgação

Legenda: Doadores seguem de van até o Hemonúcleo para efetuar a doação




Carona Solidária espera transportar 20 doadores de sangue voluntários até Taubaté

A iniciativa é aberta aos moradores do Centro e Costa Norte; para a comunidade da Costa Sul haverá uma ação exclusiva futuramente




A coordenação do Carona Solidária de Doação de Sangue, de São Sebastião, espera transportar na próxima viagem para o Hemonúcleo de Taubaté, prevista para o próximo dia 17, cerca de 20 doadores voluntários.

A saída do grupo, composto por moradores do Centro e da Costa Norte – para a comunidade da Costa Sul será agendada uma outra data futuramente – está marcada para as 8h defronte ao Hospital de Clínicas de São Sebastião com retorno previsto para as 15h30.

Os voluntários serão transportados em uma van cedida pela Secretaria de Saúde com trajeto pelas Rodovias dos Tamoios, Carvalho Pinto e Dutra, ida e volta. De acordo com o coordenador Hamilton Alonso, cada doador pode – com seu gesto solidário – salvar até quatro vidas.

Até o momento, a iniciativa, pioneira em todo território nacional, já mobilizou mais de 50 pessoas e resultou na coleta de aproximadamente 40 bolsas para o Banco de Sangue taubateano responsável pelo abastecimento das quatro cidades do Litoral Norte.

Requisitos

O interessado em participar da “Carona Solidária de Doação de Sangue” deve, como de praxe, cumprir alguns requisitos exigidos.

Mas vale lembrar ser necessário atender a algumas condições básicas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar.

Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Autorização

Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal – por escrito – dos pais ou responsáveis. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.

Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

A condução que leva os doadores voluntários sai às 6h, defronte ao Hospital de Clínicas de São Sebastião, na região central da cidade, passando por volta das 7h em Maresias, na Costa Sul.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3893-3235/3260 ou ainda pelo email: carona.solidaria@hcss.org.br








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários