Carona Solidária completa seis meses e supera expectativas de seus organizadores








Clique para obter Opções

Fotos: Sesau | PMSS

Legenda: Voluntários se solidarizam com a iniciativa e doam sangue que abastece o Hemonúcleo de Taubaté



Carona Solidária completa seis meses e supera expectativas de seus organizadores




Pioneira no Brasil, o projeto do Hospital de Clínicas de São Sebastião, tem atraído grande procura










O projeto Carona Solidária, iniciativa abraçada pelo Hospital de Clínicas de São Sebastião para manter abastecido o Hemonúcleo de Taubaté, responsável por atender os quatro municípios do Litoral Norte, completa seis meses de vida com saldo extremamente positivo.




De acordo com Hamilton Wagner Alonso, coordenador dos trabalhos, neste primeiro semestre a equipe concluiu que todas as expectativas do grupo foram superadas em relação à quantidade de pessoas que procuram o projeto para se informarem sobre a doação, bem como àquelas que já participaram efetivamente da ação. “Com isso quebramos tabus e desmistificamos os medos e preconceitos a respeito da doação de sangue, aumentando e fidelizando doadores na cidade e região”, disse Alonso.




Segundo informou, a equipe observou que cada vez mais pessoas têm procurado o projeto manifestando a sua vontade em doar sangue. “Percebemos que muitos só não o fazem por falta de um lugar para a coleta no Litoral Norte de São Paulo (Hemocentro)”, disse o coordenador. “Nossos indicadores apontam que a grande maioria de pessoas que nos procura (61) tem entre 18 e 39 anos, (87%). Destes, 47 são mulheres (67%), público este de jovens interessadas em ajudar o próximo, e que dedicaram uma parte do seu tempo para praticar este ato de solidariedade”, comentou Alonso.




Ideias




A expectativa dos organizadores é atingir um número cada vez maior de pessoas interessadas no Carona Solidária. “Hoje levamos mensalmente uma média de 20 doadores e pretendemos chegar à marca de 50 doadores/mês”, frisou o coordenador.




Com o andamento do projeto, avaliações são feitas após cada viagem, e com isso novas ideias surgem para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos doadores, tanto na divulgação na mídia como nas redes sociais, a exemplo do whatsapp e facebook. “Entre elas surgiu a ideia de implantar a pesquisa de Satisfação do Doador de Sangue, ferramenta essencial para medir o padrão de qualidade do serviço prestado, bem como sentir de que forma os doadores avaliam o processo, servindo assim para a melhoria contínua nosso trabalho”, afirmou.




Como coordenador da iniciativa, Hamilton Alonso faz uma avaliação extremamente positiva destes primeiros seis meses de viagens para Taubaté, onde a coleta das bolsas de sangue é realizada. “Apesar das dificuldades em conseguirmos pessoas interessadas em doar sangue, pois o número poderia ser mensalmente bem maior, uma nova cultura em educação para a doação de sangue tem sido implantada entre aqueles que nos procuram”, observou. “Entretanto, sentimos que as pessoas desejam ajudar ao próximo com este gesto solidário, mas muitos não conseguem por falta de opções e nós, com o Carona Solidária, proporcionamos este mecanismo a favor da comunidade”, concluiu Alonso.




A esperança do coordenador é que em um médio prazo não apenas São Sebastião, mas também Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela registrem um número satisfatório de doadores e que mais e mais pessoas se conscientizem sobre a importância de praticar este ato de solidariedade. “Para se ter uma ideia da importância da doação de sangue, no Complexo Hospitalar de São Sebastião foram utilizadas em 2014 o total de 1.616 bolsas de sangue em pacientes internados ou em cirurgias”, ilustrou.




O coordenador ainda enalteceu a ação da Secretária de Saúde, por meio do secretário da pasta Urandy Rocha Leite e do secretário adjunto Marcos Salvador Mathias, assim como a direção do próprio Hospital de Clinicas de São Sebastião, via Marcelo Camargo e Leonel Nulman Szterling, médico hematologista e ainda a empresa de ônibus União do Litoral, que sede um micro-ônibus para transporte dos doadores, pelo apoio. “São muitos os nossos agradecimentos, pois todos, direta ou indiretamente, têm nos ajudado tanto no projeto que ressalto não haver outro similar em nosso País com tanta constância e organização, quanto nas Campanhas de Doação de Sangue realizadas no Município”, finalizou.




Números




Ao longo dos últimos seis meses o Carona Solidária registrou a participação de 70 doadores, destes, 49 aptos a doar contra 21 inaptos; sendo 47 mulheres e 23 homens.




Os dados estatísticos apontam ainda que a maioria dos doadores tem idade entre 18 e 28 anos e dentro deste contexto, 62% do sexo feminino e 70% do sexo masculino.










Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários