Alunos do Garoçá participam do Papo sobre Saúde e Cultura Caiçara








As ações com as irmãs Débora Puertas e Maria Angélica de Moura Miranda movimentaram o projeto no início desta semana




Os alunos do Garoçá participaram de duas atividades extras no início desta semana com a presença das irmãs Débora Puertas e Maria Angélica de Moura Miranda.

As visitas aconteceram na segunda (30) e terça-feira (31), e movimentaram o projeto que atende crianças de 6 a 12 anos, com atividades extracurriculares no contraturno escolar.

A primeira a se apresentar à turma foi a professora da Seduc (Secretaria da Educação), Débora Puertas, com a palestra “Papo sobre Saúde” ministrada em cinco momentos diferenciados. Isto é, com todos os alunos falando sobe a importância da higiene em um primeiro momento; com as meninas de 6 a 8 anos em um segundo tempo; com os meninos, também de 6 a 8 anos em um terceiro horário; com meninas de 9 a 12 anos em um quarto momento e com os meninos da mesma faixa etária, em um último tempo.

De acordo com a convidada, a divisão de idade e genêro é feita com o intuito de proporcionar a cada grupo uma abordagem de temas específicos sobre higiene pessoal, autovalorização, autoconhecimento, menarca e valorização dos estudos.

Segundo a coordenadora do projeto, Luciana Gallani, o objetivo junto à professora foi ajudar a esclarecer as grandes dúvidas que podem surgir nessa etapa da vida de maneira fácil e preparar as crianças para o período cheio de mudanças e emoções nova chamada adolescência. “Nossa aluna Beatriz, de 11 anos, disse ter achado muito importante ouvir durante a palestra sobre o bicho preguiça comentando o que aprendeu durante o bate-papo, ou seja, que em momento algum é bom ter preguiça seja para ir à escola, para escovar os dentes ou cuidar do corpo. Essa observação foi positiva, pois mostrou sua concentração na atividade”, comentou.

A segunda personalidade da semana foi a jornalista e escritora Maria Angélica que aproveitou o momento para prestar sua homenagem ao Dia do Caiçara, celebrado em 15 de março. “Nossa convidada fez uma apresentação dos seus livros infantil "Brincadeira Azul" e "Joaquina" e ainda conversou sobre a cultura caiçara, através da ludicidade”, mencionou Luciana, acrescentando ter sido o objetivo da ação, levar um pouco de sua experiência de Maria Angélica como cidadã caiçara e conhecedora das histórias, lendas e, principalmente, das tradições locais, aos alunos.

Para ela, ambas as atividades atingiram as metas do projeto, ou seja, expandir o conhecimento das crianças.

O Garoçá é desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano).














Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários