Agentes da Casa da Dengue fazem mutirão nesta segunda (30) nas ruas em Boiçucanga‏



Um mutirão de limpeza com o objetivo de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti está programado segunda-feira (30) nas ruas do bairro de Boiçucanga (costa sul do município).

A ação envolverá agendes de combate à doença, lotados na Secretaria de Saúde (Sesau) e funcionários da Regional Boiçucanga – divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre).

Entre as atividades de reforço os agentes farão visitas domiciliares e recolhimento de possíveis criadouros do mosquito em todo o bairro.

Durante o ano a Casa da Dengue de São Sebastião, única cidade do Litoral Norte que possui uma unidade específica para ações ao combate a dengue, realiza ações para eliminar o vetor em todo o município com medidas educativas porta a porta, bloqueio e controle de criadouros

Dados da última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que o município atualmente registra um total de 1611 notificações, sendo 730 casos confirmados, 327 negativos e 554 aguardando o resultado.

Para o diretor da Vigilância em Saúde, Givanildo Tavares a ação de cuidado e controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “Temos de ter a consciência de que a eliminação de criadouros é uma responsabilidade não só do agente público, mas, de toda a sociedade. As ações de verificação têm de ser uma rotina na vida das pessoas”, comenta.

Ainda de acordo com Tavares desde o ano passado foi observado que a doença já não mais é predominantemente no período de calor. “Desde o ano passado começamos a observar que a dengue não é mais uma doença somente para os períodos de verão. Em 2014, tivemos incidências de casos também no inverno e isso mostra que devemos ficar atentos durante todo o ano”.

A Prefeitura investiu mais de R$ 600 mil em equipamentos e ações na luta contra a dengue. Seis veículos adquiridos junto ao governo federal, sendo duas vans, duas montanas e uma caminhonete L200, além de mais dois gols, foram disponibilizados pela Administração Municipal.








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários