Jovens em idade devem comparecer à Junta Militar para o alistamento obrigatório






Foto: Divulgação

Legenda: O alistamento é obrigatório em todo território nacional


Os jovens em idade para se alistar nas Forças Armadas ainda são esperados na Junta Militar de São Sebastião. Todos os nascidos em 1997 devem se alistar até o dia 30 de junho. Obrigatório no Brasil, o não alistamento implica em vários problemas, entre eles, a impossibilidade de tirar passaporte e título de eleitor bem como conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

O atendimento aos jovens é feito de segunda a quinta-feira das 9h às 12h; das 13h às 16h o atendimento é direcionado apenas para informações, entrega de documentos já solicitados, requerimentos de 1ª e 2ª via de reservistas e certificados de dispensa/transferência de residência, entre outros.

Para servir à uma das três Armas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), o jovem deve apresentar-se ao órgão responsável munido da certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/com foto); comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis); duas fotos recentes (3x4) e CPF (original) se tiver.

Vale lembrar que a Junta Militar está em novo endereço, isto é, na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade.

Origem

O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um “Termo”, organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.

Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

Vale lembrar que existe o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro, o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.

Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900,00 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.

A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.

Serviço: O alistamento termina em 30 de junho; mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3893-1518.




Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(

Comentários