Em sua 4ª Edição, Gigantes x Gigantes difunde o Hip Hop na cidade











Fotos: Divulgação

Legenda: Cultura popular é atração na cidade



Em sua 4ª Edição, Gigantes x Gigantes difunde o Hip Hop na cidade

Fortalecimento da cultura popular é o objetivo do evento apoiado pela Sectur



“Gigantes x Gigantes” é o nome do evento realizado por Edson Santos, o “Guerreiro”, com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), que acontecerá neste sábado (28), a partir das 10h, no Complexo Turístico da Rua da Praia.

Segundo Guerreiro, nesta edição o município receberá participantes vindos da Baixada Santista, interior do Estado, capital e Litoral Norte. Com o objetivo de difundir a cultura Hip Hop o evento chega à sua 4ª edição trazendo ao público a diversidade da cultura popular.

Além dos participantes, a iniciativa contará com convidados especiais entre eles, quatro DJ’s, sendo um da Inglaterra e o já renomado Rooney Yoyo, apresentador de um programa do gênero no canal Multishow.

Ao todo, cinco jurados farão a análise das batalhas que envolvem dança, batalha de b.boys e b.girls, batalha de DJ’s, grafitti e breakdance. Os quesitos julgados pelos árbitros serão performance, estilo, criatividade e musicalidade. Além das batalhas de Hip Hop haverá Free Style (Batalha de Rap) e apresentação de Rap.

Apesar do prêmio de R$ 1.500 para o primeiro colocado e de R$ 700,00 para o segundo, o organizador do evento garante que o que está em jogo mesmo é a cultura e em contrapartida a promoção de entretenimento a moradores e visitantes em período de sazonalidade. “Que possamos ter mais um ano de sucesso e que nossos objetivos sejam alcançados”, afirmou. “O Hip Hop, antes marginalizado por ser cultura de massa, hoje ganha reconhecimento mundial e nosso esforço não tem sido em vão”, acrescentou Guerreiro.

O evento está previsto para começar às 10h com workshop e pausa às 12h. O retorno será por volta das 13h com encerramento às 20h.

Cultura Hip Hop

Hip Hop é um gênero musical com uma subcultura iniciada durante a década de 70, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas em Nova Iorque (EUA).

Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.

Desde seu surgimento, primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo. No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas "loop" (pequenos trechos de música em repetições contínuas) em dois turntables, atualmente referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap (abreviatura de rhythm and poetry ou ritmo e poesia em inglês) com uma técnica vocal diferente para acompanhar os loops dos DJs. Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.

A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.

Serviço: Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do telefone (12) 9 8152-7295 com Guerreiro.










Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

Comentários