Circuito Paulista de Travessias Aquáticas será disputado neste domingo em Boracéia







A 2ª Etapa 2015 do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas, será disputado na Praia de Bora Bora, em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, a partir das 9h30 deste domingo (8).

Dezenas de atletas estão inscritos para a prova que, realizada pela ‘Gaivotas Eventos’ com apoio da Secretaria de Esportes, terá três percursos distintos: 1000m (às 9h30), de 500m (às 10h30) e 3000m (às 11h15).

A prática da natação em rios, canais, lagos e mares é uma atividade antiga, realizada muito antes da existência das piscinas, quando pessoas já se exercitavam nestes tipos de águas.

Em meados do século XIX, o que antes era exercício tornou-se um desafio, quando nadadores resolveram desbravar águas inquietas com o objetivo de entrar para a história.

Alguns acabaram desistindo durante os longos percursos e poucos conseguiram superar seus limites e obter êxito em suas empreitadas.

No Brasil, o paulista Abílio Couto entrou para a história da natação nacional ao ser o primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha no ano de 1959. Depois dele apenas mais quatro brasileiros conseguiram esta façanha desta prova cobiçada por atletas do mundo inteiro.

Somente na década de 70, esta modalidade da natação começou a ser organizada com diversos competidores e recebendo o nome de ‘Travessia Aquática’.

O início da travessia aquática foi marcado por grandes dificuldades enfrentadas pelos organizadores e atletas, em consequência da falta de estrutura para campeonatos e do desconhecimento por parte da grande maioria dos nadadores.

Aos poucos se tornou uma modalidade crescente, sendo que inicialmente o número de participantes não alcançava a 100 inscrições.

Hoje esta marca supera o número de 1000 atletas e é considerada a modalidade de esporte aquático que mais cresce no país.

O grande sucesso desta prática esportiva está na integração saudável entre o ser humano e a natureza, cada vez mais escassa nos grandes centros urbanos.








Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2033 | 2053 | 2029 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.br




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br




Comentários