Cebimar abre suas portas para a visitação pública durante as férias




Objetivo é compartilhar o conhecimento gerado e armazenado na USP com os interessados em aprender mais sobre a vida marinha

O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar/USP), com o intuito de compartilhar o conhecimento gerado e armazenado na universidade com o público em aprender mais sobre a vida marinha, abre suas portas para visitas monitoradas individuais ou em grupos.

São vários os dias ao longo deste mês para que os interessados possam conhecer o Centro e aprender um pouco mais sobre o oceano, seus animais e plantas. As visitas compreendem uma excursão à praia e observação de animais vivos expostos em tanques com explicações feitas pelo biólogo e educador Luciano Abel sobre os organismos e os ecossistemas em que vivem; alguns deles podem, até mesmo, serem tocados pelos visitantes.

Não há limite de idade para participação das visitas que ocorrem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), normalmente iniciando entre 9h e 9h30 ou entre 13h30 e 14h, com duração de duas a três horas.

A confirmação do agendamento da visita será feita após a averiguação de disponibilidade de data e horário. Turmas com mais de 20 pessoas devem ser divididas e a visitação pode ocorrer no mesmo dia, mas em horários diferentes para cada grupo. Entretanto, o Cebimar não possui um local apropriado para espera, de forma que os grupos que aguardam o atendimento têm a possibilidade de visitar outro local de interesse na cidade.

Vale lembrar que a visitação é totalmente gratuita e que o órgão dispõe de local para estacionamento de ônibus, microônibus ou veículos de passeio. Além disso, a mobilidade no interior do Centro é toda feita a pé e ao ar livre por escadarias íngremes, mas caso o visitante seja impossibilitado de caminhar nestas condições, uma via alternativa para automóveis conduz do local onde os grupos são recepcionados até próximo à praia e à área de tanques.

Segundo informações do órgão, as atividades realizadas durante a visita, sobretudo na praia e no costão, dependem muito das condições meteorológicas e da maré, e poderão ser canceladas sem aviso prévio no caso de tempestade e/ou mar revolto.

Outro aspecto importante diz respeito ao fato do Cebimar está inserido em uma unidade de conservação estadual (a Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião), de forma que toda a área sob proteção do entorno (praias, costões e matas contíguas) é destinada exclusivamente à pesquisa, sendo proibidas a pesca, a caça e a coleta de animais e vegetais.

Serviço: Para saber mais sobre as datas de visitas e seus detalhes basta acessar o link http://cebimar.usp.br/index.php/pt/sobre-as-visitas-monitoradas/inscricoes-individuais-em-datas-pre-agendadas.html. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial www.cebimar.usp.br ou pelo telefone (12) 3862-8434. O Cebimar fica na rodovia Manoel Hypólito do Rego, Km 131,5, na Praia do Cabelo Gordo, na região central da cidade.







Fotos: Rebeca Ingrid/PMSS

Comentários