Sinos da Igreja Matriz de São Sebastião são restaurados e automatizados




Fotos: Luciano Vieira|PMSS



Legenda: Sinos da Igreja Matriz de São Sebastião







Patrimônio do século XVII agora tem motor eletromagnético



O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado) aprovou o restauro dos sinos da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro Histórico, realizado pelo funcionário do Santuário Nacional de Aparecida, Manoel Cosme dos Santos.

“Manoel dos Sinos”, morador do Rio de Janeiro, está há 17 anos no Santuário e herdou o ofício do avô e do pai. Ele manteve todas as características originais dos sinos. Dois deles, compostos por 70% de cobre e 20% de estanho, são originais e estão na igreja desde a construção da obra arquitetônica.

O padre Sérgio Lúcio Costa, pároco da Igreja Matriz, disse que além do restauro dos sinos, estão sendo revitalizados o telhado e a pintura e realizadas manutenções diversas, respeitando sempre a arquitetura original.

Sérgio Lúcio, destacou a importância histórica do restauro. Ele conta que os sinos da igreja eram a única comunicação que a comunidade tinha, antes do rádio e da televisão. “Os sinos informavam os acontecimentos e por meio dos toques, cada um relacionado a um tema, os moradores comentavam na cidade”.

O pároco explicou que o dinheiro para o restauro das peças é oriundo dos dízimos pagos pelos paroquianos.

Modernização

Os três sinos foram automatizados e receberam um motor eletromagnético e possuem uma caixa de comando digital onde são programados os horários e toques para cada acontecimento.

Os toques e as melodias dos sinos da Matriz se subdividem em quatro grandes categorias: o carrilhão das horas das cerimônias litúrgicas; o carrilhão do Ângelus três vezes por dia (9h, 12h e 18h - tradicional oração do anjo do Senhor); o carrilhão das horas (melodia curta a cada hora) e o carrilhão das grandes ocasiões: acontecimentos ligados ao Papado ou de outra índole, de importância nacional e internacional, datas históricas, grandes desgraças na humanidade etc.

Matriz

A Igreja Matriz foi originalmente construída no século XVII. Construção de pedra e cal, o aspecto atual provém das obras concluídas em 1819. O prédio passou por várias reformas, sendo a última em 2001, que devolveu as características da influência jesuítica. A arquitetura está localizada na Praça Major João Fernandes, 22, Centro, São Sebastião.

O padroeiro São Sebastião é comemorado em 20 de janeiro e este ano, além do tradicional show pirotécnico, o cantor Gospel Tony Alison, se apresentará na Praça de Eventos da Rua da Praia.







Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br







Comentários