Samu realiza treinamento específico para socorristas em São Sebastião





Ao todo 50 pessoas fizeram parte da encenação, realizada no sábado




O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidade São Sebastião, realizou na manhã de sábado (29), um exercício de incidente com múltiplas vítimas. O encontro aconteceu nas dependências da garagem da empresa União do Litoral, Costa Norte do município.

Ao todo, 50 pessoas participaram do simulado que envolveu crianças, homens, mulheres e socorristas das cidades de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião. O objetivo foi de preparar as equipes para o caso de um acidente onde o número de profissionais do Samu seja menor que as vítimas, garantindo que mesmo nesta situação, os socorristas possam fazer o melhor possível ao maior número de pessoas.

O treinamento foi coordenado pelo técnico de enfermagem, Fábio Luiz Silva e pela enfermeira Rosalina Baldini Rodrigues, com apoio de outros agentes.




Método Start




Segundo Silva, o método utilizado nestes casos é um padrão universal chamado Método Start, que avalia as vítimas ainda no local do acidente e, posteriormente, faz uma sinalização por cores.

As vítimas menos graves recebem um adesivo verde, as amarelas estão em estados de atenção e as sinalizadas em vermelho são, geralmente, as que recebem atendimento imediato pelos médicos socorristas. Já as cinzas são as vítimas em óbito e estas, ficam na cena até o final.

Em cada local, um posto médico identificado por lonas das cores definidas pelo Método Start é montado próximo ao local, facilitando assim a triagem para definir prioridades.

A enfermeira Rosalina Baldini explicou que várias ações ainda serão realizadas envolvendo os hospitais locais e seus profissionais, a fim de sincronizar os procedimentos.

Rodrigo Freitas, 13, morador do Pontal da Cruz, participou da ação e achou bem diferente. Para ele, o que mais chamou a atenção de todas as “supostas vítimas” foi a maquiagem, que se aproxima muito dos ferimentos reais. “É assustador. Se a pessoa sai desse jeito na rua, qualquer um chama o Samu”, comentou em risos.




Avaliação




O coordenador do Samu, André Luis da Silva Leandro, e o médico intervencionista, coordenador da unidade de Caraguatatuba, Arthur Maranha, avaliaram o empenho das equipes e repetiram todo o exercício pela segunda vez, a ponto que se sentissem satisfeitos.

“Hoje realizamos esse treinamento pela primeira vez e o avalio positivamente, apesar das falhas, que vamos diminuir por meio das próximas ações”, descreveu Maranha.

Por fim, Leandro agradeceu a empresa União do Litoral por ter cedido o espaço tornando viável toda a estrutura montada. “Sem o esforço do empresário Luiz Carlos, nada disso seria possível”, afirmou.



Ele destacou o apoio da equipe, que foi fundamental para o sucesso do exercício, pois mesmo alguns que que estavam de folga compareceram, assim como outros que ainda enfrentariam um plantão de 12 horas pele frente. Todos permaneceram no local por mais de quatro horas para o simulado.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br




Comentários