Realizados exames de sangue, aferição de pressão arterial e até higiene bucal.





FOTO: TAMIRES LEMES | PMSS



Campanha pela saúde do homem em Barequeçaba





A Unidade Básica de Saúde de Barequeçaba realizou nesta sexta, dia 28, uma “força tarefa”, no combate ao câncer de próstata. O objetivo foi diagnosticar precocemente a doença.

O trabalho fez parte da campanha “Novembro Azul”, que acontece anualmente.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 90% dos casos diagnosticados precocemente, são curados com tratamentos adequados.

Todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar diversos exames, entre eles, o PSA (exame laboratorial), que pode detectar uma pré-disposição do homem à doença.

Segundo a enfermeira da Fundação de Saúde de São Sebastião, Shirlei Santana Alcântara, o homem frequenta pouco o posto de Saúde porque ainda existe uma forte resistência em realizar o exame de toque retal. “Nosso intuito foi realizar um check-up nesses pacientes, para que possamos tornar rotina a frequência dos homens nas UBS’s. Por isso também divulgamos neste dia uma campanha interna com exibição de um filme, solicitamos hemograma completo, teste de glicemia, aferição da pressão, dentre outros. Estamos nos empenhando em promover a saúde do homem, mas pra isso, precisamos que ele também quebre os preconceitos, e desta forma, poderão salvar suas vidas”, enfatizou.

O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.

A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Z/A











Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068

Comentários