Pesquisa aponta o perfil de nossos turistas na alta e baixa temporada



Foto: Cristiane Castro | PMSS



Pesquisa aponta o perfil de nossos turistas na alta e baixa temporada



97% dos visitantes ouvidos pretendem voltar a São Sebastião

Nesta segunda dia 24, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), realizou a apresentação dos resultados das pesquisas de demanda na alta e baixa estação, aos empresários do bairro de Maresias.

A ação aconteceu no Hotel Villa I Mare, na praia de Maresias, Costa Sul de São

Sebastião, com o objetivo de disponibilizar o resultado da pesquisa aos empresários para que desta forma seja utilizada como ferramenta de planejamento.

Na ocasião, estiveram presentes a diretora de Turismo, Telma Della Monica o

presidente do COMTUR, Edson Pavão além de empresários e hoteleiros do bairro.

A pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil, comportamento e percepção da

experiência dos turistas que visitam o município na alta e baixa temporada com o intuito de subsidiar o trade turístico e o Poder Público com informações sobre o perfil do turista, de forma a assessorá-los e orientá-los, nas suas estratégias de crescimento.

Entre as constatações realizadas pela pesquisa o principal motivo da viagem estão, o lazer (sol, praia, natureza) sendo que a maior parte dos visitantes vem do Estado de São Paulo com frequência de duas visitas ao ano com três noites de permanência em média.

Outro ponto positivo mostrado pela pesquisa foi a nota 7 de avaliação do destino, além de 98% dos visitantes sinalizarem a intenção de retornar a São Sebastião em outra oportunidade.

Os principais pontos positivos de São Sebastião apontados pela pesquisa foram,

natureza, tranquilidade, limpeza e conservação das praias, lazer e passeios, vida noturna e arquitetura.

A pesquisa também apontou a diferença na alta estação e baixa estação do perfil do turista, escolaridade, faixa etária, estado civil, renda, bem como a frequência, locais e períodos preferidos, motivação da visita, comportamento da viagem, descoberta,

organização, exploração do destino, atividades praticadas, meio de hospedagem,

alimentação entre outras.

A mostra definida pelo campo foi de 417 entrevistados na alta estação e 400 na baixa estação com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5% sendo que a primeira etapa aconteceu de 18 á 27 de janeiro de 2013 nos bairros de Arrastão, Baleia, Barra do Sahy, Boiçucanga, Cambury, Centro, Juquehy, Maresias e Paúba e a segunda etapa aconteceu de 17 de maio á 20 de julho de 2014 nos bairros de Maresias, Juquehy, Boiçucanga, Cambury e Centro.

De acordo com a diretora de turismo Telma DelLa Monica, um importante passo que será dado em 2015 será a criação do Plano Gestor de Turismo para desta forma definir estratégias para o crescimento do turismo no município.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br




Comentários