Participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa são premiados durante lançamento de livro em São Sebastião


r



Fotos: Divulgação/PMSS







Três estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião foram premiados na noite da última quarta-feira (5), em São Sebastião. Durante o lançamento do livro “O príncipe de Astúrias – o Titanic brasileiro”, da escritora Isabel Vieira, os jovens que representaram a cidade na fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” foram reconhecidos.

O evento de lançamento do livro e a premiação foram realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, a livraria Satélite e a editora Moderna. Além da medalha pelo destaque, cada estudante ainda ganhou um vale livros da Satélite e pode escolher na hora títulos de sua preferência. A empresa Ecobus os presenteou com um tablet.

José Adriano da Silva, de 12 anos, foi escolhido no município para concorrer na categoria poema na etapa Estadual. Dedicado, ele diz que gosta muito de escrever, mas que não esperava o resultado que obteve. “Agora percebi que posso ir além e estou mais confiante em mim. Gostei muito de participar da Olímpiada e vou fazer isso mais vezes”, disse.

A premiação na livraria também foi uma surpresa positiva para o adolescente, que estuda na EM Prof. Cynthia Cliquet Luciano, no bairro Enseada e foi até o local com os familiares. “Fiquei muito feliz e achei interessante que a premiação fosse numa livraria. Foi a primeira vez que entrei numa (livraria). Gostei muito e agora quero voltar mais vezes.

Quem também recebeu a medalha e premiação foram as estudantes Mikele Pereira Dias, e Manoela de Almeida dos Anjos. Ambas concorreram na modalidade crônica.

Na ocasião, os jovens também tiveram a oportunidade de falar com a escritora Isabel Vieira, que além de lançar seu mais novo trabalho a respeito de um famoso naufrágio em Ilhabela, esteve esta semana em visita à escolas de São Sebastião para debater com estudantes a temática de outra publicação de sua autoria, o livro “E agora, mãe?”, pelo projeto “Ler para Aprender”.

O livro foi lido em todas as unidades escolares pelos alunos dessa etapa do ensino, no último bimestre. Em 2004 ela esteve numa maratona semelhante em escolas da região, também para abordar as questões levantadas em “E agora, mãe?”. Segundo a autora, apesar de terem se passado 20 anos, a questão da gravidez na adolescência ainda é atual e precisa ser debatida com o público dessa faixa etária. Não é à toa que o título teve mais de 100 reedições.

Além dos alunos que participaram das Olimpíadas, dezenas de outras pessoas foram prestigiar o lançamento do “Príncipe de Astúrias”. Isabel atendeu todo o público, tirando dúvidas sobre o livro, distribuindo dedicatórias e posando para fotos. A autora, que também é jornalista, disse gostar muito da região, que agora virou tema da sua última publicação.

No “Príncipe de Astúrias – o Titanic brasileiro”, ficção e realidade se misturam para contar a história do amor de um casal que viveu e sofreu num dos maiores naufrágios registrados na Costa brasileira, ocorrido em Ilhabela.





Departamento de Comunicação | PMSS-Segov

(12) 3891.2053 | 2029 | 2033 | 2068



verinha.comunicacao@saosebastiao.sp.gov.br


renata.fernanda@saosebastiao.sp.gov.br

josijornalista@saosebastiao.sp.gov.b




PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários